14 março 2016

[Resenha] Azul da Cor do Mar - Por Marina Carvalho


Título: Azul da Cor do Mar
Autor (a): Marina Carvalho
Páginas: 334
Editora: Novo Conceito
Skoob || Encontre
4 ESTRELAS

Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível.
Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida.
Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo.
Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego.
Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

Desde criança Rafa é apaixonada pelo garoto da mochila xadrez no qual viu somente uma vez na praia de Iriri, com isso o idealiza em todos os rapazes, o que fez com que nunca tenha se apaixonada e muito menos se interessado por alguém. Agora na faculdade seu maior sonho é estagiar no maior jornal de Minas Gerais, O Folha de Minas, assim como todos os colegas da sua turma de jornalismo, oportunidade para poucos e Rafa teve a sorte de conseguir uma entrevista realizando seu tão querido sonho. 

"Pelo jeito eu estava prestes a entrar para o seleto grupo de sortudos. Isso porque me dediquei demais para conseguir a vaga de estagiária, a que quase todos os meus colegas do sétimo período de Jornalismo da PUC-Minas também se candidataram. Se obtive êxito, foi porque sou uma aluna exemplar. Não durmo no ponto nem empurro o curso com a barriga."
Capítulo 01
Ela anseia em poder trabalhar na área investigativa juntamente com Bernardo Venturini o melhor jornalista conhecido em Minas, mas não é o que acontece. Bernardo a vê como um atraso se sentindo babá da menina, tornando a vida da menina um inferno. Ela não entendo como um cara extremamente lindo pode ser tão mal humorado e ranzinza, mas está determinada a mostrar que ela não é só uma simples estudante e que seu faro para noticias é bem aguçado. Em meio a investigações e problemas Bernardo é obrigado a admitir que a menina linda no qual tem que arrastar para todos os locais onde vai é muito esperta e sagaz conseguindo até seu respeito, fato que ele nunca admitiria. Em uma dupla quase improvável os dois começam a se destacar e sentimentos não desejados a aparecer. 


Hoje trago um dos meus livros favoritos de uma autora brasileiríssima. Marina Carvalho foi uma das percursoras a tirar o meu preconceito com literatura brasileira, eu era totalmente avessa aos livros e quando li Simplesmente Ana me deparei com um livro espetacular e totalmente apaixonante. Logo quando a Novo Conceito anunciou o lançamento de Azul da Cor do Mar tratei de comprar. 

O livro é narrado em primeira pessoa pela Rafa, me diverti de mais com sua cabecinha doida, ela é uma personagem muito apaixonante, determinada em conseguir o que deseja e bem cabeça centrada, mas também inocente e com alma de uma criança. 

"Apesar dos meus textos sentimentaloides, não sou dada a fazer drama. Posso ser chamada de tudo, menos de dramática. Quem não me conhece direito costuma dizer que sou fria. Mas não se trata disso. Eu gosto de guardar meus sentimentos comigo mesma para que não ganhem dimensões avantajadas."
Capítulo 02


Bernardo logo no começo já mostra que é um cara centrado no que faz e sente que não precisa de ninguém, afinal apesar de ser jovem,  conquistou tudo o que tem sozinho. Descrito pela Rafa como um deus grego parecido com o Chris Hemsworth, faz com que os dias dela na redação não fossem fáceis, mas aos poucos ele cai de amores pela dedicação da moça. Marina tem um jeito todo especial de criar os personagens masculinos, não são perfeitos mas totalmente apaixonantes, fiquei imaginando como deve ser difícil trabalhar com um cara tão gato assim (risos). 

Também nos é apresentado as amigas Alice e Sofia que são totalmente oposto uma das outras, mas incrivelmente especiais. Gisele costumava a fechar o quarteto, mas se revela logo no começo da estória a amiga falsa e traidora que só pensa em si mesmo. O pessoal da redação é pura alegria e amor, pessoas que apoiam a Rafa nessa nova empreitada.


O livro não fala somente de romance, mas trás questões que os jovens podem se identificar como a jornada na universidade e a busca pela oportunidade do primeiro emprego, fato que todos passamos em algum momento. 

A Rafa escreve cartas para o garoto no qual guarda em uma caixa. Ela conta sobre seu dia e os acontecimentos, isso ajuda a passar por situações difíceis, ela sabe que em algum momento terá que abrir mão dessa obsessão e seguir em frente. 


O desenvolvimento do romance é bem legal, vemos a antipatia se tornar em paixão. Eles tem muita química nos fazendo torcer para que fiquem juntos. O desfecho final me deixou bastante apreensiva e sinceramente, não faço a menor ideia de como ela pode ter sido tão ingenua assim, fiquei pensando "menina você é doida?", mas percebi que essa é totalmente a personalidade dela, ser impulsiva foi consequência. 

"A vida é engraçada e gosta de nos pregar peças. Passei anos fantasiando com o garoto, desejando que ele se materializasse diante de mim como num passe de mágica. Acabei apaixonada por um cara de carne e osso — e olhos azuis penetrantes —, o qual pensei que jamais fosse retribuir meu sentimento. E então, bum! Acontece. E é muito melhor do que todas as fantasias que eu criei."
Capítulo 24

A diagramação do livro está impecável, não encontrei nenhum erro ortográfico. Todo começo de capítulo possui uma ilustração fofa e textos sobre as formas de se escrever uma artigo, fora que a troca de e-mail feita pelos personagens foi diagramado de um jeito diferente do texto convencional. A capa do livro trás toda a beleza e leveza que a estória possui. 


Recomendo o livro para todos amantes de romance que prendem desde a primeira página nos fazendo suspirar pelos cantos. 

31 comentários:

  1. A Taty é toda elogios para o livro. Quero ler em breve!!
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li Simplesmente Ana e gostei da escrita da Marina.... E esse novo titulo trás algo bem diferente do contos de fadas dela. Espero gostar do livro como você gostou . Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Como vai?
    Estou te indicando (intimando) a responder essa tag http://destinosopostos.blogspot.com/2014/09/tag-um-livro-e-um-filme.html haha, é a primeira que eu mesmo faço por isso quero muito que dê certo.

    Beijos - Destinos Opostos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, estou fazendo a divulgação do meu blog novo e achei o seu blog, então resolvi dar uma passada aqui.
    Estou te seguindo, parabens pelo blog!
    Se puder siga de volta. BEIJOS
    livroseperfume.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro há um tempo atrás e é claro que me apaixonei pela história. Sou muito fã da autora, e tenho a mania de reler suas obras. Ela escreve de uma delicadeza única, além de apresentar várias mensagens nas entrelinhas. É mesmo um romance para suspirar! Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Conheço esse livro de "vista" há muito tempo e,apesar de adorar a capa,não tinha lido nem a sinopse até ver a sua resenha. Parece ser uma leitura bem agradável e fiquei curiosa por ele.
    Adorei sua resenha. :)
    Beijos!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, já ouvi falar desse livro e achei a premissa incrivel, e acho que adoraria lê-lo. E do modo como você gostou, acho que eu tambem vou gostar, sua resenha me deu uma vontade louca de lê-lo agora,kkk
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, ainda não conhecia a autora ,mas a sinopse e bem convidativa e gostei muito da sua resenha creio que lerei em breve ♥ Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Tu acredita que foi um dos primeiros livros nacionais que mais me interessei? E que até hoje não tive oportunidade kkkkkkkkkkk enfim, quero dizer que sua resenha ficou incrível e fico muito feliz que tenha gostado tanto, espero que venham apenas leituras ótimas assim para ti.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Nossa, tô apaixonada por essa capa! Gostei da premissa, não conhecia a autora. Tenho certeza que vou gostar (vou comprar assim que possível), pois aborda não somente romance, que gosto, mas também essa questão de universidade e emprego, coisa que tô passando no momento. Gostei da diagramação, com desenhos a cada capítulo, traz um ar fofo a história.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Queremos tanto ler esse livro , excelente , adorei ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Amo romances então sua resenha me deixou bem empolgada!
    Nunca li nada da Marina de Carvalho, mas tenho muita curiosidade de ler, pois ela parece ser uma ótima autora, pelo que li dos comentários de vários leitores!
    Fiquei super empolgada por a história ser toda ambientada aqui no Brasil.
    Espero ter oportunidade de ler em breve e gostar tanto quanto você!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Amiga eu li esse livro ano passado ou retrasado se não me engano e sinceramente tenho que confessar que eu amei toda a estória, mas eu tenho um problema com esses livros de gênero de romance de verão, porque eu torço para o casal ficar junto e acaba sempre que tomando rumos bastante diferentes. rs Mas mesmo assim tem muitos acontecimentos nesse livro que são ótimos e que te prende. Isso que acho legal. A Marina Carvalho é uma autora maravilhosa. Conheci ela na Bienal do livro e até tenho meus livros autografados pra minha alegria xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani, tenho este livro desde a época do lançamento e comprei por causa do titulo, porque me lembra uma música que eu adoro. Não tinha muita noção do enredo, mas a sua resenha me deixou empolgada em resgata-lo da estante e começar a leitura o mais rapido possivel
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      Excluir
  14. Olá,

    lindo trabalha de arte nessa capa, ficou muito bonito mesmo, adorei. Gostei muito das suas impressões, eu não gosto muito de romances, mas esse livro me deu vontade de ler. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Romances não são meus favoritos, mas devo confessar que fiquei intrigada com essa obsessão da personagem pelo garoto da praia. Ótima resenha ;)

    www.pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Eu já li resenhas bastante positivas sobre o livro, mas lendo sua resenha me deu vontade de lê-lo, pois além de ser um romance, o livro trata de questões realista, como, por exemplo, faculdade, procura de um primeiro emprego e etc, justamente o que estou passando rs.
    Gostei bastante da premissa da história e espero gostar.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Sou suspeita para falar, pois adoro a Marina e esse livro é incrível.
    Amei a forma como ela construiu esse romance, com as coisas acontecendo no tempo certo.
    Muito legal ver que você também é fã!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Eu adoreeeeiii esse livro, foi a minha experiencia com a Marina e foi mega proveitosa.
    A escrita dela é fluida e para mim foi mais vantagem ainda pois estudo jornalismo e as vezes é bem daquele jeito. A autora pegou um foco que todo jornalista gosta, o investigativo.
    Não vejo a hora de sair uma versão o Bê, para poder matar a saudades do casal.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Hello!
    Esses dias que descobrir o livro Azul da Cor do Mar, achei tao linda a capa e fiquei interessada ao ler a sinopse.
    Amo romances e esse parece ser lindo...adorei as fotos que tirou.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  20. Oieee!
    Nunca tive oportunidade de ler nada da Marina, mas fiquei bem interessada no livro.
    Como não se encantar com toda essa inocência da Rafa e não querer saber mais do deus grego que ela descreve que é o Bernardo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Olá Stéfani,
    Sou muito fã da Marina Carvalho, mas ainda não li Azul da cor do Mar, dá pra acreditar?
    Tenho muita vontade de conhecer a história da Rafa, pois tenho certeza que vou amar. Fico feliz em saber que a autora fez você curtir os nacionais, isso é um máximo!
    Parabéns pela resenha.
    Espero ler em breve e curtir.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, não fazia ideia que essa obra era nacional, adorei saber disso!
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei muito interessada em ler também.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  23. Oi.

    Eu adorei essa capa, e assim como você tambem tenho certo preconceito pelos livos brasileiros, e que bom que esse livro fez você mudar de opinião. Espero que aconteça o mesmo comigo, porque com certeza esse vai ser um dos livros que irei ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bem? Primeiro preciso elogiar essa capa, ela é simplesmente incrível. Dá uma paz de espírito, uma tranquilidade. A proposta do livro é bem interessante, ainda mais para aqueles que gostam de um romance com aventuras. Sua resenha ficou excelente. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada da autora, e mesmo a premissa de seus livros pesarem para o clichê eu tenho curiosidade em ler algo dela, adorei o fato que ela capricha nos boys, acho isso bem necessário nos livros!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Stefani, que capa linda!!!! Já conhecia a autora mas não conhecia este livro. Já entrou para a minha lista de desejados e achei muito legal esse lance de ter textos sobre como escrever um artigo. Amei amei amei.
    Obrigada pela indicação.
    Bjs,

    Juliana
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas resenhas positivas dos livro da Marina, especialmente do Simplesmente Ana, e eu confesso que amei a premissa do Azul da Cor do Mar. Achei a historia bem fofa e estou querendo fazer jornalismo, então achei o maximo a profissão deles rsrs. Fico muito feliz que tenha gostado do livro, espero ter a oportunidade de conhecer a historia da Rafa.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Posso dizer que amei a estoria se passar em Minas? Amei!!!!! <3 achei bem legal o enredo da Rafa ser apaixonada por um menino de muito tempo atrás e nunca te-lo esquecido. Parece que a relação dela com Bernardo rende varias gargalhadas e eu adoraria per isso. Vou anotar a dica aqui, pois já me conquistou quando li a palavra Minas kkkkk

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  29. Eu já tive bastante preconceito com literatura brasileira, hoje não tenho mais e estou lendo vários nacionais.
    Particularmente ese livro não me interessou, mesmo achando que talvez eu possa me identificar com essa questão da universidade e do primeiro emprego.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  30. Oi, posso dizer que era igual a você, mas não era avesso a literatura nacional, só não curtia muito. A história não é aquela que diria: preciso ler. Mas vendo você falando que a autora mudou sua jeito de pensar, até to pensando em dar uma chance pra ela também...

    Http://PorreDeLivros.Blogspot.com

    ResponderExcluir