23 março 2016

[Resenha] Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore


Título: Eu Sou o Número Quatro
[ Legados de Lorien #1 ]
Autor (a): Pittacus Lore
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Skoob || Encontre


Sinopse: "Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos mas somos reais.
Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo.

O Número Um foi capturado na Malásia.
O Número Dois, na Inglaterra.
E o Número Três, no Quênia.
Eu sou o Número Quatro.
Eu sou o próximo."

Depois que os Mogadorianos destruiram o planeta Lorien nove crianças foram enviadas á terra juntamente com seus guardiões - Cepâns - para treinarem e desenvolverem seus legados a fim de finalmente derrotar aqueles que extinguirão sua raça. Desde que chegaram a terra as crianças nunca tiveram nenhum contato, nem ao menos sabem onde estão ou como são, se algum dia duas das nove crianças estiverem no mesmo local o fentiço protetor que os escondem é derrubado assim eles poderiam ser encontrados facilmente. John é o número quatro e acaba de descobrir que o número três está morto significado que ele é o próximo. Henri, seu guardião, sempre está em movimento destruindo qualquer possível pista sobre sua localização. 

Novamente eles se mudam e dessa vez vão para uma cidade pacata chamada Paradise em Ohio. John tenta levar seus dias sem ser notado permanecendo escondido, mas no colégio novo ele conhece Sarah, uma ex lider de torcida e atual aspirante á fotografa que vê nele algo especial, ele tenta se manter longe mas sente-se atraído a se aproximar da moça. Mas como manter um futuro relacionamento tendo que desenvolver seus legados em meio a treinamentos matinais e ainda se manter escondido dos Mogadorianos? 


Esse é um dos poucos casos que assisti o filme sem saber da existência do livro, mas logo que descobri quis muito ler. Meu grande dilema foi ter gostado muito do filme e não queria ter uma imagem pré montada da estória na minha imaginação enfraquecendo o enredo do livro. Esperei um tempo para "apagar" e começar do zero, melhor coisa que poderia ter feito.


O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista do John - Quatro - onde logo no inicio nos é mostrado a morte do número três preparando a atmosfera de perseguição por parte dos mogadorianos. John viveu sua vida inteira fugindo de cidade em cidade junto com Henri. Como todo adolescente ele acaba sendo irritante e imaturo em alguns momentos, ainda mais com a crise de "será que ela gosta de mim?", creio que o ponto alto dessa "adolescência" foi ele ter tomado uma decisão que colocou sua vida e de outras pessoas em risco.


Henri, cepân de John, foi o meu personagem favorito. Adorei os momentos paternos que eles tiveram, mesmo sendo um apoio na vida dele, ele também era rigido e se preocupava muito com sua segurança. As cenas de treinamento que aconteciam todas as manhã para controlar e desenvolver os legados foram muito bem desenvolvidas, tinha impressão de estar no local assistindo a tudo que acontecia. Sarah é o par romântico do protagonista. Não tenho uma opinião formada sobre ela, é a típica adolescente que sente que precisa de algo mais na vida que ser líder de torcida balançando um pom pom. O romance é bem fofo e doce, tudo para ele é novo já que até então não tinha se arriscado a se envolver com ninguém, o futuro sempre o assustava.


Sam foi o achado da estória. Amigo de John viciado em qualquer coisa sobre alienígenas, ele acredita fielmente que existe vida fora da terra, achei curioso o autor colocar logo um amigo com essas características próximo ao protagonista, mas admito que não podia ter sido mais engraçado, todas as vezes que Sam aparecia era como se trouxesse junto uma leveza e divertimento ao enredo. 


Outro personagem extremamente cativante foi Bernie, cachorro que sempre seguia John á onde fosse aparecendo nas horas de maior desespero e sufoco do personagem. Gostei bastante da estória de Lorien, os habitantes são uma raça super desenvolvidas que até mesmo ajudaram a terra evoluir e chegar onde está, com o tempo eles se tornaram autossustentável e descartava tudo que era prejudicial ao planeta.A todo momento existe uma tensão por conta das perseguições dos mogadorianos, até que chaga em seu ápice. O final é eletrizante deixando aquele gostinho de quero mais.


James Frey e Jobie Hughes são os autores da série Os Legados de Lories, onde usam o pseudônimo de Pittacus Lore, na serie ele é um habitante de Lorien que veio para a terra contar a estória, tem como ser mais criativo? Essa é de longe uma das série mais originais e bem escritas que já li, atualmente estou no terceiro livro e posso dizer que é tão espetacular como o primeiro.  Não tenho a mínima ideia de como foi a parceria de escrita dos autores pois não tem como distinguir onde cada um está escrevendo, a leitura é constante e fluída.


Os livro são publicados pela editora Intriseca, que por sinal fazem um trabalho espetacular onde a diagramação do livro ficou incrível, desde o título as imagens dos legados ao decorrer do livro. O filme tem a essência do livro, algumas partes me vieram a memoria, mas no geral pouco foi utilizado no enredo. Para aqueles que gostaram do filme, ou até mesmo que curtem um bom livro de ação, irão se surpreender com essa série fantástica, tem tudo o que uma boa estória precisa ter para ser viciante. 

10 comentários:

  1. Gostei da resenha, parabéns está otima, eu já tentei ler esse livro mas não fluiu para mim, larguei na metade, meu amigo que e apaixonado, mas isso e de cada um não e mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Ao contrario de você eu não gostei do filme, mas lembro de ter lido e gostado da sinopse, mas vida vai e eu nunca peguei para ler, achei um pena o Quatro ser meio infantil, eu realmente costumo me irritar com esse tipo de personagem, espero que ele cresça ao longo do livro, adorei o Sam achei super divertido. Ainda quero ler para tirar minhas próprias conclusões, quem sabe agora vai.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li críticas excelente desse livro, mas nunca li e não tenho grande vontade.
    A história dele é boa e criativa. Legal saber que mais alguém gostou tanto do livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá! Olha, não é um gênero que eu curta, nem um livro que me chame atenção. Já vi uns pedaços do filme e confesso que achei bem tosco rsrsrs, tanto que nem quis ver inteiro. Eu nem sabia que tinha livro! o.o' rsrs
    Maaaas, pra quem curte, deve ser um prato cheio. XD
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Saudações literárias! Eu vi outras resenhas desse livro, algumas pessoas desceram a lenha e falaram mal desse livro. Mas pela sua análise, vou dar uma chance e saborear esse livro hehehe. Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme há uns 15 dias, rsrsrs
    Nunca sabia que existia um livro, até que comecei a me perguntar se "Eu sou o numero quatro" eras a história do Jhonn...já tinha visto a capa do livro, mas nunca havia lido a sinopse dele...super interessante.
    Pela sua resenha o filme é bem fiel ao livro né? Com certeza vou comprar pra ler.
    Será que existe todos os livros? Podia ter do numero 1 ao numero 9 né? Hahahahahahah

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, Vi o filme há poucos dias e não sabia da existencia dos livros e confesso que agora estou bem curiosa e quero ler assim que possivel.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Já vi o filme desse livro Eu Sou o Número Quatro, nao foi mto bom, mas nao queria que fosse um fracasso.
    O livro ja me falaram q é bemmmm melhor e altamente recomendado.
    Bacana a resenha, animei de ler, adoro aventura e misterio. A capa está linda mesmo.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Desde que vi o filme fiquei curiosa quanto ao livro, compre se não me engano na Bienal do ano retrasado, mas até agora não pude ler. Estou com o primeiro e segundo em casa. Estou esperando ter um tempo para pode ler. Estou muito curiosa para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir