25 abril 2016

[Resenha] Espada de Vidro - Por Victoria Aveyard

Título: Espada de Vidro
[ Rainha Vermelha #2 ]
Autor (a): Jenny Han
Páginas: 304
Editora: Seguinte
Skoob || Encontre
4 ESTRELAS
“Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.”
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.


Resenha Anterior

[A resenha a seguir pode conter spoiler do livro anterior]

Mare e Cal conseguiram por pouco se livrar das garras do perverso Maven e da Rainha Elara graças a aguarda escarlate. Mare se sente traída e destruída por dentro. A pessoa que ela pensava que Maven fosse nunca existiu e isso fez com que ela passasse a desconfiar de todos a sua volta. Mesmo sendo uma vermelha ela causa medo em seus iguais, sendo ela quem é sabe que é perigosa. A guarda os leva para uma base secreta onde descobrem que o alcance deles é muito maior do que os prateados pensam. 

O general comanda o local e não aceita que Mare busque outros sangue novos fazendo com que ela fuja da base juntamente com seu irmão, que acaba de descobrir que está vivo, Cal, Kilorn e Farley. A busca por sangue novos se inicia com Maven ao seu encalço e a cada um que conseguem Maven trama algo para pegá-los. Mare corre contra ao tempo e descobre muito mais do que se tornou e o que a espera.


- - - - - - - - - - - Minhas Impressões - - - - - - - - - - -


O livro se inicia exatamente onde A Rainha Vermelha terminou e quando digo isso, quero dizer que é em meio ação e luta. O começo é frenético e acabou que fiquei perdida em meio a tantos acontecimento já que fazia alguns meses que tinha realizado a leitura, mas também quando engatei fui que nem doida pela leitura.


É notável o amadurecimento da escrita da autora nesse volume. Coisas que me incomodaram anteriormente agora não estão presentes, porém Mare se tornou mil vezes mais chata e orgulhosa. Foram mais de 100 páginas inicias com ela falando que era importante e que avida dela era necessaria. Ela se colocou como um ser mais valioso que outras pessoas pelo fato do Maven a querer, fora os mimis e falas que sempre traziam atenção a ela. Por exemplo, se um personagem estava sofrendo por algo ela já vinha com falas do tipo de "Eu bem entendo", "A Mare do passado já passou por isso" ou "Eu não sou mais a mesma assim como ele". Isso me tirou do sério de mais. Ela acabou se tornando a personagem mais chata de todos os tempos. 


Já Cal acaba por viver em outra realidade. Foi do luxo ao lixo em dois segundos. Ele não é um vermelho mas também não é bem vindo entre os prateados deixando-o totalmente deslocado. É nítida a dor e amargura que ele sente em relação ao irmão e ao que a madrasta o fez fazer no livro anterior. 


Temos uma dose maior do Kilorn que mesmo sendo uma pessoa normal se tornou muito útil assim como Farly. O enredo se torna bem mais sério e cheio de tensão. Não sabia o que esperar e ficava angustia cada vez que algo dava errado para eles na busca dos sangues novos, era como se a cada virada de página o perigo pudesse pular das páginas. 


Maven se mostrou realmente um rei tirano e cruel. Ele fez coisas terríveis e abomináveis para pará-los sem ter o menor remorso por seus atos. Eu não vi esse cara no final do livro anterior e fiquei boba com suas atitudes aqui.


Os personagens estão tão mergulhados na missão que não tem um romance propriamente dito. Mare e Cal se aproximam mas nada que desvie o foco principal. Gostei muito disso pois se tivesse cenas de amor perderia o ritmo da estória. Os sangues novos foram um mistério desde o começo pra mim e conforme iam aparecendo fiquei admirada com suas habilidades, o meu preferido foi Shade, irmã da Mare, ele o poder de se transportar pelo espaço. Acabou que a autora o usou como meio de saída de várias enrascadas.


Esse livro me surpreendeu bastante. Como disse na resenha da Rainha Vermelha, eu tinha odiado a série e quase desisti dessa continuação e ler uma obra que cresceu tanto me deixou sem ar. Se tem uma coisa que a autora sabe fazer é escrever finais imprevisíveis. Gente que final foi esse??? Fiquei sem acreditar de tanta surpresa que foi, quando achei que o livro caminhava pra um fim tranquilo sai uma mega "bomba" e muda TUDO. 


A escrita da Victoria é fluida e gostosa de ser lida, fora que ela foi genial na montagem desse enredo. Mesmo odiando a forma como a Mare levava as coisas eu queria continuar a leitura pra saber o que vinha a seguir.


O livro físico em si está maravilhoso. Seguiu o padrão do primeiro com a capa metalizada e relevo na coroa e titulo. A diagramação está perfeita com letras e espaçamentos para uma ótima leitura. Acho super legal a editora incluir um marca páginas do livro na aba posterior, desse jeito todos que adquirem o exemplar o possuem, mas confesso que morro de dó de destacá-lo. 


Espada de Vidro foi uma grata surpresa e indico muito para aqueles que assim como eu, acharam o primeiro livro razoável e ainda mais pra quem quer conferir uma estória onde podemos ser imersos nas páginas. A leitura é eletrizante e os acontecimentos chocantes. Vale muito pena continuar e não vejo a hora de sair a sequencia e ver o que mais a autora tem a oferecer.


Autora: Victoria Aveyard


Cresceu em Massachusetts e frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Formou-se como roteirista e tenta combinar seu amor por história, explosões e heroínas fortes na sua escrita. Seus hobbies incluem a tarefa impossível de prever o que vai acontecer em As Crônicas de Gelo e Fogo, viajar e assistir a Netflix.

21 comentários:

  1. Oi Stefani, adorei sua resenha e as fotos também. Terminei de ler esse livro recentemente e concordo com vários pontos que você citou acima. Para mim também foi uma surpresa e não vejo a hora de continuar, apesar de que o primeiro ainda é meu livro favorito. O livro físico está maravilhoso mesmo e a editora está de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Também amo o fato de ter o marcador incluso <3 <3 <3
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, que bacana ver que você gostou desse livro. Fiquei receosa em ler toda a resenha com medo dos spoilers, mas acho que não peguei nenhum pesado. Acho que a personagem também me irritaria um pouco com a história de ficar se achando a mais importante, mas que bom que a autora conseguiu amadurecer e melhorar, isso é sempre admirável em livros. Gostei dessa coroa em relevo na capa, já fiquei querendo tocar para ver como ficou. Ainda preciso ler o primeiro livro, mas tenho uma impressão de que vou gostar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefani, não li A Rainha Vermelha e tentei fugir dos possíveis spoilers porque ainda pretendo ler. Lendo as suas conclusões, fiquei empolgada porque se você achou o primeiro livro mediano, mas se surpreendeu com este, acho que a serie merece ser lida.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Ste lindona menina jura que a protagonista ficou mais chata isso vai me irritar, eu leio muitos elogios a escrita da autora, e já estou com o primeiro livro para ler. as capas são lindas, fico feliz em saber que houve amadurecimento na escrita o que incentiva ainda mais a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor
    Adorei ler a sua resenha. Li A Rainha Vermelha e fiquei apaixonada pela história e não vejo a hora de ele a Espada de Vidro.
    Bom saber que a autora amadureceu a a escrita continua incrível. A edição está incrível mesmo.
    Realmente preciso ler.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Stéfany,
    Estou terminando a leitura do Espada de Vidro e até o momento estou adorando, assim como você notei um progresso na escrita da autora e também achei a Mare insuportável em algumas partes. A ordem dos acontecimentos, a forma como o enredo vai se desenvolvendo me prenderam e já estou curiosa para saber o que está reservado para o final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Stéfani,
    Fico feliz em saber que você não desistiu de ler o livro, pois, no final, acabou curtindo a leitura. Pelo que pude notar, esse segundo volume é bem mais repleto de ação que o primeiro e mais maduro também - o que é genial.
    Adorei conhecer um pouco mais desse segundo volume e é uma leitura que pretendo fazer. Preciso de algo fluído, acho que encontro isso nessa série.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Acho a edição dessa série linda! Essa capa, a diagramação, tudo! Mas não consigo sentir vontade de ler! Acho que pelo fato de eu não curtir muito distopias.. Não sei bem, mas não rolou um clima ainda! Quem sabe quando sair o próximo?! Já que esse melhorou muito né?!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler o primeiro livro dessa serie! Vi muita gente elogiando e acho que irei gostar. Já sobre esse segundo tenho lido críticas bem negativas... Fico feliz em saber que gostou! Espero que continue assim com os próximos.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie lindona!
    Quando eu li a última página do livro, quase morri. Como assim a Victoria vai nos deixar esperando tanto tempo com essa angústia sem saber o que vai acontecer naquela cena? Eu quase infartei, já estava mais calma,mas agora lendo sua resenha e relembrando da maldade da autora..rsrs...estou ansiosa para A CONTINUAÇÃO.
    Ao contrario de você eu curti muito a Rainha Vermelha também, e acredito que o segundo livro teve sim um amadurecimento, a história ficou ainda melhor e cheia de acontecimentos de tirar o fôlego!
    Agora vamos aguardar o próximo neh?
    bj

    ResponderExcluir
  11. OIii!

    Essa autora é tão novinha hahaha
    Então, eu não curti o primeiro livro não. Justamente por não gostar da personagem principal, acho ela deveras chata e fiquei chateada com o fato da autora conseguir evidenciar isso ainda mais.
    Mas saber que a escrita da autora amadureceu é ótimo, me motiva.
    Estou com o segundo livro aqui e espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Stefani!
    Um dos motivos de eu não ter lido Rainha Vermelha ainda é porque falam que é uma colcha de retalhos e que não tem nada de original. É definitivamente um livro 8 ou 80. Eu fico feliz em ler que a autora amadureceu e o livro te surpreendeu, isso me deixa mais relaxada para ler o primeiro livro dessa história. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Stéfani, sabe que infelizmente não consigo sentir vontade de ler esse livro, seilá mas a série não chama minha atenção, talvez pelo gênero que não sou muito acostumada. Mas fiquei bem feliz em ver que você gostou, talvez eu dê uma chance aos livros mais para frente.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Stéfani! Tudo bem?
    Eu já tinha lido uma resenha sobre o primeiro livro dessa saga mas, ao contrário de você, a pessoa que resenhou o primeiro livro tinha feitos muitos elogios à obra. Desde aquela época estou ainda querendo ler a história e ver se realmente me agrada, e agora com sua resenha tão positiva sobre o segundo livro, fiquei ainda mais interessada. O fato da história começar em meio a luta sempre é um fator que chama ainda mais minha atenção para prosseguir a leitura, então realmente espero que eu possa ter uma experiência boa com esse livro, mesmo achando que talvez todo esse orgulho da Mare possa me irritar muito também. hahaha Obrigada pela dica! Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Diferente de você, eu gostei bastante do primeiro livro e estou bem ansiosa para o segundo! É uma pena que a protagonista tenha mudado tanto nessa continuação, eu gostei dela no primeiro livro, mas acho que vou gostar de a história não ser focada no romance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie! Eu quero muito essa distopia e não vejo a hora de conhecer as criações de Victoria. Confesso que, por ainda não ter lido o primeiro livro, fiquei com certo receio de spoilers de A Rainha Vermelha, mas fui lendo com cuidado e agora estou ainda mais ansiosa pela oportunidade de ler, rs. Sempre achei interessante a ideia da autora de dividir as classes sociais pela cor do sangue. Não sei se eu aturaria a personagem dos mimimis por tanto tempo, mas o fato de a série ter evoluído consideravelmente nesse segundo livro me deixou muito empolgada. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ainda não li o primeiro livro, mas tenho uma enorme curiosidade! Está na minha lista de desejados, mas são tantos livros que não estou dando conta rs'
    Que bom que o final foi surpreendente, eu sempre tenho um problema com segundos livros, tem uns que te enrolam e nada muda só vai mudar lá no último, mas já que a leitura te agradou e surpreendeu, deve ser uma boa história e muito bem desenvolvida. Espero ler esse ano ainda!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  18. Muitas vezes que fiquei com muita raiva desse lado mesquinho da Mare e umas coisas que achei desnecessárias mas os pontos positivos desse livro são bem mais marcantes, a autora não enfiou um romance na cara onde não precisava (amém), os sanguenovos com poderes legais (\o/) e muita treta envolvida, depois desse livro eu dou valor a decisão da autora de não ser mais uma trilogia e sim uma série de 4 livros.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Menina, que capa linda! Ainda não li, nem este e nem o primeiro, mas eles estão na fila, certamente os lerei. Tem aqueles outros dois da autora também, Canção da rainha e Cicatrizes de aço. Lerei todos! De acordo com o que tenho lido e ouvido, essa série é bárbara, simplesmente imperdível. Fiquei pensando, que doido deve ser um livro iniciar em meio à luta. Bem diferente! Adorei a resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Ooi

    Essa série está na minha lista de desejos já a algum tempo, parece ser otimaaa!
    E essas capas, meu Deus!!❤❤
    Ótima resenha!
    Beijoos
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Ainda não tive oportunidade de ler esta série de livros e começo que comecei a ler a resenha boiando um pouco sobre tudo. Mas deu pra entender um pouco e parece que você gostou bastante da leitura apesar de a protagonista parecer ser muito chata, convencida e arrogante. Não sei se eu gostaria da leitura, mas só eu lendo o primeiro livro para saber né? Adorei a sua resenha, completíssima!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir