11 abril 2016

[Resenha] Mentirosos - Por E. Lockhart


Título: Mentirosos
Autor (a): E. Lockhart
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Skoob || Encontre
4 ESTRELAS
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

A família Sinclair carrega o grande peso do nome mais renomado e bem visto do pais. Vivem de aparências e arrogâncias não importando a felicidade dos membros tudo em nome do nome da família, divórcios ou escandalos são inconcebíveis e cada membro faz exatamente o esperado pelo patriarca da família já que as três filhas estão de olho na herança que ele deixara.

BEM-VINDO À bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso.
Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos democratas tradicionais e ricos. Nosso sorriso é largo, temos queixo quadrado e sacamos forte no tênis.
Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não importa se o dinheiro do fundo de investimento está acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa de cabeceira.
Não importa se um de nós está desesperadamente, desesperadamente apaixonado.
Tão apaixonado que medidas desesperadas precisam ser tomadas.
Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Capítulo 01
Todos os verões a família passa numa ilha particular onde cada filha possui uma casa. Os Mentiros são os primos da família e sempre estiveram juntos em cada verão. Candece tem 17 anos e não volta a ilha desde o verão de 15 anos onde ela sofreu um acidente que não se lembra o que aconteceu deixando sequelas que ela enfrenta até hoje. Agora ela está voltando á ilha buscando respostas e encontra coisas que ela não poderia imaginar. 



- - - - - - - Minhas Impressões - - - - - - -

É tão boa a sensação ao leitor de pegar um livro sem pretensão alguma e ser impactado de tal forma que depois de algum tempo a estória ainda tem poder sobre si. Mentirosos veio lentamente e quando dei por mim estava totalmente envolvida pela estória, li em um dia, coisa que a muito já fazia. É muito complicado falar sobre a estória pois parece que qualquer palavra ou fato que eu diga pode influenciar o leitor e revelar o que não deve.


O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Candece sendo divido em cinco partes ao decorrer do livro. Nos primeiros capítulos a narrativa é um pouco arrastada pois descore sobre como é ser um Sanclair e o que é preciso para se encaixar perfeitamente na família além de apresentar cada membro, mas essas descrições são muito importantes não sendo exagero da autora ou fatos supérfluos. A narrativa trás pontos do presente e fatos do passado construindo assim uma atmosfera sobre a família e as coisas que aconteceram e a atual situação.


Candece, Johnny e Mirren e Gat são os primos Sanclair e juntamente com Gat - único membro que não é parte da família - formam os Mentirosos. Unidos desde crianças eles sempre foram inseparáveis nos verões na ilha aprontando e sendo felizes pois para eles as regras da família eram absurdas. 


A família é arrogante e ilusória. Vivem de aparências e se preocupam unicamente com o que o patriarca irá pensar pois temem perder parte da herança que lhe és guardado. Candece volta a ilha e se espanta em ver as tias e os avós de certa forma mudados pois estão mais amáveis uns com os outros. A jovem sente que todos escondem algo dela e já que ninguém irá lhe contar ela busca respostas juntamente com os Mentirosos


O legal da estória é que vamos descobrindo as coisas juntamente com a Candece, tudo o que ela sentia era passado ao leitor com muito realidade, sofri, fiquei confusa e chorei com a personagem. É criada toda uma tensão em volta do segredo e por vários momentos mal conseguia me aguentar de ansiedade lendo cada vez com mais vontade e enfim descobrir, só não estava preparada para o que seria. 


É intenso e forte. Fiquei chorando que nem bebê durante o finalzinho da leitura e totalmente atônita, quando finalizei fiquei pensando que a autora é um gênio. É lançado várias pistas ao decorrer da estórias mas só percebemos o que são quando chega o momento crucial pois até então são coisas insignificantes.


E. Lockhart criou uma estória arrebatadora e intensa. Não é uma leitura leve, é intensa e trás toda uma carga emocional ao leitor mesmo a narrativa sendo bem fluída teve momentos que tive que parar de ler e dar uma respirada para poder voltar.


O livro físico em si é maravilho com uma diagramação bem trabalhada e uma capa maravilhosa toda metalizada. Logo no começo já temos um mapa da ilha mostrando onde cada família mora e os locais importante na estória, acho super importante esse trabalho da editora em situar o leitor para que não se perca. 


Mentirosos é aquele tipo de livro que você não pode saber muito para ler, qualquer fato ou spoiler que você pega já estraga totalmente a estória, instruo aqueles que desejam ler a iniciarem sabendo apenas o que falei aqui e mais nada e garanto que será uma leitura inesquecível.

18 comentários:

  1. Oi Stefani, acho que terminei de ler o livro tão imactada quanto você, mas não chorei, acho que em função do choque. Inclusive, quando o grande segredo se revela, lembro que olhei para os lados, desesperada pra comentar com alguém, mas estava sozinha em casa. Também curti o mapa que a autora coloca no livro, meio que para a gente se localizar no ir e vir dos personagens. Enfim, adorei de ponta a ponta a história!!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Stefani, tudo bem?
    Eu também já li esse livro e só tenho coisas boas para falar sobre ele. E entendo bem quando você diz a respeito do impacto que a obra tem sobre a gente. Concordo com suas considerações, ainda mais quando você afirma que a trama é arrebatadora. Eu chorei em alguns momentos e nem sabia o que pensar direito quando finalizei. Enfim, o leitor precisa conhecer os detalhes maiores quando for ler para não estragar as surpresas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Stéfani, eu sinto uma vontade enorme de ler esse livro desde que eu vi o seu lançamento, e já faz um tempo. Esses livros com temas pesados e emocionantes chamam muito minha atenção, e ver o quanto você gostou dele me anima mais ainda. Tenho certeza que serei cativada por ele.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. ola Ste li tantos elogios a esse livro menina inclusive a escrita da autora, gosto muito dessa premissa e o fato do leitor ir descobrindo tudo ao mesmo tempo que o personagem sobre os fatos é algo bem interessante, estou com esse livro só preciso encaixar ele no cronograma de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosecantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, tudo bem?
    A cada resenha que leio de mentirosos fico com cada vez mais vontade de realizar essa leitura.
    O livro tem uma premissa bem interessante e que faz o estilo de livro que gosto de ler.
    Gostei de livros que tem um que de mistério e suspense e eu fiquei bem curiosa para saber os segredos sobre o passado de Candece e de sua família.
    Gostei muito de sua resenha, pois ela me deixou instigada a ler esse livro,mas você soube dosar bem e falar apenas o essencial, sem revelar tanto da história.
    Espero ler em breve e gostar muito!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu tenho um receio enorme de ler esse livro.
    Eu o tenho na minha estante, mas tenho medo que seja algo assim que me deixe impressionada, mas falaram tão bem do livro já que fiquei curiosa para saber o que acontece. Até resolvi dar uma espiada ao fim do livro para ver, mas não entendi nada hahahahaa...Mas enfim...Espero poder fazer a leitura assim quando me sentir mais a vontade, mas depois tu me conta se é de boa, porque eu não sei viu, até porque até hoje ainda não tive coragem de pegar ele pra ler.

    E amiga, adorei a maneira como desenvolveu a resenha. Ficou realmente muito boa. Parabéns!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Stéfani,
    Já vi muitas pessoas falarem exatamente isso que você disse: não saiba muito para ler o livro. Acho que é exatamente isso. Quando teve o 'boom' desse livro aqui no Brasil fiquei bastante tentada a ler, mas, depois, foi passando essa vontade. Hoje, tenho certa curiosidade apenas e acho que isso é bom, pois é ruim ir com muita sede ao pote.
    Gostei muito de saber que vamos descobrindo as coisas com a narradora, achei isso legal. A única coisa que não me agradou foi saber que o início é arrastado. Entendo que é totalmente necessário, mas isso chega a desanimar um pouco, sabe? No mais, adorei sua resenha e as fotos.
    Quando eu ler, te conto o que achei.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi! Sempre que vejo uma resenha desse livro a pessoa sempre se surpreende, tanto pela profundidade da história, quanto pelos acontecimentos, que são sempre inesperados.
    Achei a temática dessa 'família perfeita' cheia de regras bem bacana, e fico imaginando como é viver como uma família assim, deve ser a pior coisa do mundo, então esses 'mentirosos' prometem muitas revelações bombásticas dos podres dessas famílias, não? Pois acredito que ninguém é perfeito rsrsrs

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa Stefani, você me pegou agora pois juro que só olhando o livro eu não daria nada para ele e sua história. Mas sua resenha me mostrou que é uma excelente história, e me deixou bem curiosa com o que há por trás dessa família e o que nitidamente eles querem esconder.
    Já vou adicionar a minha lista!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Eu sou completamente louca para ler esse livro, mas infelizmente ainda não tive oportunidade.
    A premissa é linda, e concordo com vc, pegar um livro para ler sem esperar que ele seja O LIVRO e der repente o livro te arrebata é uma sensação maravilhosa.
    Adoro livros narrados em primeira pessoa, obrigada por dizer que os primeiros capitulos são mais lentos, pois isso já serve de alerta hehehee
    E se você chorou eu também quero chorar kkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Stefani,

    Eu tenho alta expectativas sobre esse livro. Só li resenhas positivas a respeito dele. Fico feliz que você tenha tido uma leitura tão intensa a ponto de ler em um dia haha, além do mais, esse lance de ir descobrindo as coisas junto com o personagem é muito legal. Faz o leitor se sentir pertencente. Mais uma resenha positiva. Preciso ler esse livro haha LOGO.

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    AIMEUDEUS a cada resenha, eu percebo que eu preciso parar de besteira e ler logo. Você acredita que eu não li a sinopse dessa obra ainda??
    Estou animada para conhecer esse brilhantismo da autora, em todas as resenhas as pessoas falam do cuidado dela para com as dicas que ela deixa jogada durante a leitura. Saber que você terminou o livro extasiada me anima mais ainda.
    A sua resenha está linda e não tenho palavras com essas fotos, AMEI!!!
    Parabéns!!

    Beijinnhos

    ResponderExcluir
  13. Fiquei muito intrigada com a história, me despertou tanta curiosidade para ler o livro que até entendo que se dar detalhes de mais na resenha estraga. Ainda sim, sua opinião me deixou com muita vontade de ler e descobrir os acontecimentos que Candece vai revelando ao decorrer dos capítulos. A autora parece mesmo ter criado uma obra diferenciada e ótima.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor.
    Concordo com você que Mentirosos é um livro impactante. O que mais gostei nele foi o modo como a narrativa foi feita, rica em metáforas que nos fazem sentir o sofrimento da personagem de um modo dramático, mas sem excesso. Nossa, é um sofrimento cru, não? Eu fiquei realmente encantada durante a leitura, e me senti triste por aquele final... Uma família totalmente em ruínas, mas que não baixa a guarda e não se entrega. Dura na queda, mas dura também no coração.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Eu li essa livor no ano passado. Havia comprado ele sem muito o que saber da história nem muito menos o seu gênero rsrs. Mas acertei em Cheio na escolha pois eu Adorie escrita dessa mulher e todo o henredo desse livro, foi envolvente do começo ao fim. E sem dúvidas essa final surpreende qualquer pessoa. Um dos melhores livro que li até o momento rsrs. Adorei a resenha
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. Oiee,
    Eu morro de vontade de fazer essa leitura, já tem um bom tempo, mas ainda não tive a oportunidade, a cada resenha que eu leio dele, mas esse meu interesse aumenta, pois são sempre muito positivas e descrevem o enredo como surpreendente e como não ficar curiosa desse jeito, né não? Espero ter a oportunidade de ter o livro em mãos pra fazer essa leitura em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a capa, mas depois que comecei a leitura fui tão arrebatada que nem me preocupei com a diagramação haha
    A leitura é realmente bem intensa, a cada página o leitor vai ficando mais tenso para saber o que realmente aconteceu, eu criei mil teorias e todas passaram longe do que foi escrito! Fora isso, a forma como a autora fez as descrições dos personagens também me encantou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Tenho ouvido falar bem desse livro, mas não havia me interessado antes de ler a sua resenha. Nem a sinopse e nem a capa me chamaram a atenção. Mas confesso que após ler a sua resenha, comecei sentir uma ponta de interesse, pois senti um certo entusiasmo seu em relação à obra. Que bom mesmo quando um livro nos impacta dessa forma. Decidi que darei uma chance ao livro, já que se trata de uma leitura inesquecível. Anotado!

    Tatiana

    ResponderExcluir