20 abril 2016

[Resenha] Isla e o Final Feliz - Por Stephanie Perkins

Título: Isla e o Final Feliz
[ Anna, Lola e Isla #3 ]
Autor (a): Stephanie Perkins
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Skoob || Encontre
4 ESTRELAS
Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.
Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.


Isla é apaixonada por Josh desde o primeiro ano do colégio SOAP, uma escola para alunos estadunidense em Paris. As poucas vezes que se falaram ela mal conseguiu formar frases coerentes e acabava que fugia de tanta vergonha. Durante as férias de verão os alunos voltam para suas casas e já em Nova York Isla tem o azar de ter problemas com seu dente de siso ficando dopada de analgésicos para dor. Como obra do destino ela encontra Josh em uma cafeteria e sua atual situação lhe dá a coragem que até então não tinha para conversar com o garoto.

— Do que você está rindo? — pergunto.
— Analgésicos. Faz sentido agora.
— Ah, merda! — Bato o joelho na mesa. — Estou tão chapada assim?
Surpreso com a pergunta, ele ri. As pessoas sempre riem quando me ouvem dizer “merda”, porque não esperam que uma palavra dessas saia da boca de uma garota tão pequena, delicada e com uma voz tão baixinha, tão meiga.
— Achei mesmo que tinha alguma coisa diferente, só isso.
— Os efeitos colaterais incluem a terrível combinação de exaustão e insônia. E é por isso que estou aqui agora.

Josh viu seus amigos se formarem na escola ficando sozinha. Ele se vê solitário e recluso com sentimentos conflituosos pela família que deseja a aparência de perfeita. O garoto se refugia em sua arte onde deseja seguir carreira e meta de vida. Josh sempre achou Isla uma garota interessante mesmo sendo toda tímida, e o encontro em Nova York com ela dopada de remédios liberou a menina que imaginava que fosse. Quando voltam para a escola ambos cultivam uma amizade que logo evoluí para um romance. Isla e Josh encontram-se em si o desejo de mudar e amadurecer quem são de verdade, mas nessa caminhada encontram obstáculos que os fazem refletir sobre o que o futuro os aguardam e as inúmeras possibilidades que podem os afastar.

A primeira coisa que gostaria de dizer é que amo a narrativa dos livros da Sthephanie Perkins. São fluídos e nos prendem ao ponto de não querermos largar o livro até que o mesmo se finalize. Quando iniciei a leitura esperava um livro leve e doce como seus antecessores e me surpreendi em ver uma obra cheio de assuntos tão temerosos pelos adolescentes como a escolha de uma faculdade, inseguranças quanto ao futuro e primeiro relacionamento.

[ - Imagem retirada da internet - ]

Diferente de Anna e Lola, Isla é bem tímida e insegura em tudo que faz, diante disso não gostei tanto da personagem pois eram tantos questionamentos que ela fazia ao decorrer da estória que acabei me irritando um pouco, principalmente quanto ao Josh e sua ex namorada. Mas a personagem não é de todo ruim, adorei a amizade que ela cultiva com seu melhor amigo Kurt onde o mesmo possui uma deficiência. É bem pura e meiga onde mostrou muito do caráter doce da personagem.

Josh por outro lado, é intenso e tem problema escrito na sua testa pois sempre está metido em alguma confusão. Gostei bastante dele onde pude sentir toda a vivacidade que o personagem possui, sempre querendo tirar o melhor das situações e fazer o que sente vontade. A relação com  família é bem complicada e ter perdido os amigos que se formaram abalou bastante seus sentimentos. Encontrando Isla ele descobre o amor verdadeiro e um motivo para ser feliz. Mesmo não tendo ilustrações dos seus desenhos pude imagina-los com perfeição pois a descrição que a autora faz é bem detalhada e viva.

Os personagens secundários são muito bem construídos onde temos uma dose maior do Kurt e Hattie irmã mais nova da Isla. Kurt é portador do Síndrome de Asperger e fiquei bem feliz pelo fato da autora se arriscar com o personagem, ele trás caraterísticas determinada pelo seu transtorno onde foram suavizadas com a realidade que ele transpassa seus pensamentos e ações.

[ - Imagem retirada da internet - ]

O romance ao meu ver foi precipitado, mas não tinha como ter sido diferente já que Isla sempre foi apaixonada por Josh, e ele por sua vez já tinha reparado nela outras vezes. Foram poucos encontros para logo surgir um namoro. Ambos são imaturos e cheios de temores. Josh faz as coisas sem pensar nas consequências e acaba arrastando Isla para coisas imprudentes gerando o problema central do livro. Mesmo com tudo isso podemos ver que eles se amam e desejam ficar juntos e mal percebiam que eram os causadores dos problemas da relação.

O ponto alto da estória fica para o final e conclusão dessa trilogia. Foi maravilhoso reencontrar Anna e St. Clair e temos um desfecho final muito aguardada para o casal. Lembrei-me de toda doçura e amor que tenho pelos personagens, sendo que até hoje são um dos meus casais favoritos. Fiquei encantada com os cenários da lindíssima Paris que foram descritos nas cenas do casal.

[ - Imagem retirada da internet - ]

Adorei o trabalho realizado pela Intrínseca em relação ao livro físico. A arte da capa foi mantida original que tanto desejei nos anteriores publicados pela editora anterior. Ficaria extremamente feliz se eles publicassem todos com as capas originais pois destoa bastante dos dois primeiros. As folhas são amareladas e trazem em cada começo de capítulo uma ilustração de uma rosa deixando ainda mais fofa a estória.

Não tem como não recomendar o livro. Além de lindo fisicamente a estória é linda e agradara principalmente aqueles que estão na mesma fase que os personagens, servindo até mesmo de bussola. Com um enredo real e cheio de assuntos que todos passamos ou passaremos, Stephanie Perkins construiu um livro viciante e delicioso de ser lido, onde os altos e baixos pouco importam para o leitor.

15 comentários:

  1. Oi Stefani, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela escrita da autora e amo essa série. Anna, Lola e Isla são demais, cada uma a sua maneira né? Sua resenha ficou ótima e só de ler já bate aquela saudade do enredo. Realmente não tem como não recomendar esse livro porque ele é incrível. Fico muito feliz que você também tenha curtido essa leitura, tanto quanto eu! Melhor ainda é poder reencontrar outros personagens dos títulos anteriores... Realmente, o trabalho gráfico está mesmo de parabéns.
    Boas leituras!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto o livro mas não fazia ideia do que se tratava o enredo e fiquei muito curiosa. Adorei ver a sua resenha e descobri aos poucos uma história maravilhosa. Eu gosto muito de livros com esses dramas adolescentes e acabam sendo leituras mais leves, na maioria. Eu não sabia que era uma série e me deu vontade de conhecer os outros também.

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefani, Eu li apenas um livro da autora, o que conta a história da Anna, adorei na época, mas acabei não seguindo pra ler as sequencias, embora eles sejam independentes. O enredo deste aqui me conquistou também, e a arte gráfica está linda. Fiquei imaginando as confusões que o Josh se mete e acho que será uma leitura deliciosa!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu só li o primeiro livro da trilogia, e gostei bastante da narrativa da autora, assim como a trama do livro que foi bem envolvente. Eu ainda preciso ler o segundo para poder ler o livro da Isla. Eu estou bem curiosa para conferir, e com certeza vou me apaixonar por essa trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Esse livro está na minha lista há um tempo mas ainda não encontrei o momento certo para ler. Li os outros dois da trilogia e sou apaixonada pela escrita da Stephanie Perkins *---*

    ResponderExcluir
  6. Li apenas o livro da Lola e mesmo achando um livro bem bobo, gostei na leitura. Tenho interesse em ler mais livros da autora, mas falta oportunidade. Adorei essa edição e queria que a Intrínseca também publicasse os outros já ter todos na estantes.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  7. Olá Stéfani,
    Adorei sua resenha, parabéns.
    Acho que o romance foi precipitado sim, como você disse, mas também acho que não poderia ter sido diferente, a Isla já gostava do Josh há bastante tempo! Também gostei muito de ver a Anna e o St. Clair no final, fiquei encantada com o desfecho.
    Sua resenha me fez lembrar o que senti ao ler *-*
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oie Stefani, tudo bom???

    Eu adorei sua resenha, está bem estruturada.
    Confesso que não li ainda nenhum dos livros da Stephanie Perkins, todo mundo adora esses romances, e não sei porque não li.
    É a melhor coisa quando se gosta da escrita da autora, você não se decepciona com os livros, é o meu caso com a Rachel Gibson!
    Adorei o livro, vou ver se consigo colocar na frente dos milhões que tenho para ler!

    BJoks

    ResponderExcluir
  9. As fotos que tirou para a resenha ficaram incríveis, foi você mesma que as fez?
    Quanto ao livro percebi o quanto gostou e se envolveu com a história. Eu ainda não o conhecia e para falar a verdade nem a autora porém como não sou fã de romances vou deixar passar a dica!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oii!!

    Eu ainda não li nada da autora, mas sempre leio resenhas sobre as obras.
    Acho fantástico esse humanismo que ela traz para os personagens.
    Gostei da sua resenha, está bem escrita e estruturada, me deixou bem curiosa e espero ler em.breve.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Stefani, eu já li os outros dois livros da autora e me apaixonei pela escrita leve e cativante, sem contar nos romances lindos! e só posso dizer que a sua resenha me cativou ainda mais para ir atrás desse livro e ver o que eu acho, apesar de ter certeza que irei amar também. Parece ser bem do jeitinho que eu gosto!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Acredita que ainda não li os outros livros da trilogia?? Mas estou querendo muito ler. Gostei muito da premissa e resenha desse livro, e estou vendo que posso esperar desse livro uma história bem diferenciada. Gostei da descrição que fez sobre os personagens personagens, ajuda a compreender a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecida o livro, mas creio que se o tivesse lido no ensino médio teria tido uma visão diferente. Embora esteja em uma fase em que estou fugindo de livros que abordem tal temática, esse livro despertou meu interesse... Gostei bastante da sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não conhecia este livro anteriormente e nem a autora, mas me interessei bastante por ele. Achei engraçado Isla confessar seu amor por Josh estando dopada de remédios, coitada... Pela sua descrição achei Isla bem fofa e acho que gostaria do relacionamento dela com Josh, já que são um pouco que opostos e parecem se completar. Quero muito ler esse livro é descobrir como tudo isso termina. Ótima resenha!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Eu estou louca para ler esse livro desde o lançamento, mas infelizmente não tive a oportunidade de comprar, não comprei livros esse ano! Sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler, espero poder comprar esse livro logo, todas as críticas que li até agora foram positivas! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir