12 setembro 2016

[Resenha] Amores Perigosos - Por Martha Argel



Título: Amores Perigosos
Autor (a): Martha Argel
Páginas: 355
Editora: Llyr Editorial
Skoob || Encontre

Sinopse: Ao voltar da Alemanha, Maria Clara Baumgarten estava disposta a retomar a sua vida em São Paulo e esquecer o pesadelo que vivera meses antes. Sem querer, descobrira que vampiros eram reais e isso tinha custado seu namorado, sua amiga, sua inocência e sua poltrona favorita. Mas um passeio no shopping a fez cruzar o caminho de um dos sanguessugas e reencontrar Lucila, a responsável por tudo que lhe acontecera.
Novamente envolvida nos jogos de poder e sangue dos mortos-vivos, ela é obrigada a deixar tudo para trás. Desta vez, seu destino é a Itália, onde encontra Alberto, um vampiro saído diretamente do Renascimento para seus sonhos.
Mas o perigo não passou e ela precisa tomar cuidado com suas escolhas. Amar em meio a criaturas que matam para viver pode ser a decisão mais perigosa de sua vida. E a última.


Resenha Anterior


Hey hey, aqui é de novo a Lady Trotsky, com mais uma resenha de um romance da Martha Argel. Esse que para mim é, dos três que resenhei, meu favorito dela.

Agora, uma perguntinha a quem estiver começando a ler esse texto: o que você faria se estivesse em um shopping se divertindo com a amiga e de repente visse um vampiro claramente de olho em alguém? Bem, a resposta dessa pergunta é o que começa a trama de Amores Perigosos, cuja sinopse acima já dá uma ideia do que podemos esperar.


Como todo o segundo livro de qualquer trilogia que se preze, após viagens forçadas, paixões estranhas, reencontros inesperados e um final cheio de perdas, danos e descobertas, termina com a maior parte das situações, senão todas, descendo ladeira abaixo e além. (Buzz Lightyear está orgulhoso da sua pupila.) Se eu disser mais que isso, vou estragar a excelente experiência que é ler a maravilhosa continuação de Relações de Sangue. E mais uma vez Maria Clara Baumgarten se mete em uma encrenca sem precedentes, agora porque resolveu dar uma de super-heroína de tokusatsu japonês.
“Mas eu sabia. Era uma caçada. Seu olhar era predatório e estava fixo...“
Qual é a chance que um plano de impedir um vampiro de matar alguém a curto prazo tem de dar certo? Se você é um stealth de primeira, o "pika" das galáxias, o "fodão", leia-se, o Big Boss (AKA Snake) e seus inúmeros filhos, até pode conseguir. Ou talvez a Buffy. Quem sabe o Blade.


Eu tenho certeza, no entanto, de que, exceto os caçadores citados, com mais estacas e menos plano, nem os protagonistas da famosa franquia de games Metal Gear Solid podem contra um vampiro com pelo menos alguns séculos a mais de idade e experiência. A Clarinha, por sua vez, é uma humana amiga de uma vampira capaz de tudo para protegê-la e muitas vezes a bióloga maluca acaba pisando legal na jaca com as decisões que toma. E bem, gente, a pisada nesse caso foi inacreditável. E jogou uma merda gigante no ventilador. Meu amigo, a proporção que essa situação toma é perfeitamente comparável a um terremoto.

E mesmo Lucila sabe que tentar impedir a caçada de um vampiro pode ser uma grande imprudência e é bem pouco provável que alguém desse tipo vá “deixar pra lá”...

“- Você fez algo estúpido hoje, Clara.”

Mesmo? Não apenas ela fez, como isso acabou tendo consequências inesperadas tanto para o bem como para o mal. Consequências essas que a Martha Argel desenvolve absurdamente bem com uma escrita igualmente envolvente. De tal maneira que li todo o romance em um único fôlego. (Quase, já que ficar com fome e ir ao banheiro são coisas que nos acontecem.) Isso que foram 364 páginas. E como não podia deixar de comentar, a edição da Llyr Editorial é muito linda e extremamente caprichada, com uma fonte boníssima de ler, belas folhas introdutórias de capítulo e claro, uma capa estupendamente bonita.

Como já deve ter ficado claro na sinopse, apenas uma viagem à Itália não vai sanar o perigo tão rápido e é a partir daí que as coisas começam, apenas começam a se esclarecer com relação à Lucila, cuja má fé (apesar de haver controvérsias considerando como a história anda) em agir fica muito mais clara nesse livro. As coisas, ainda, ficam mais misteriosas em relação ao Alberto, que veio diretamente da História, melhor dizendo, do Renascimento. Elas totalmente se clareiam com relação ao Estevão, cujas atitudes enfim serão explicadas com mais clareza. Posso garantir, entretanto, que até mesmo essa última tem consequências. Das melhores ou piores? Spoiler, por isso não posso dizer.


E com relação à Clarinha? Bem, o término da leitura nos reserva algumas muitas reflexões sobre ela e sobre o quanto ela mudou, para melhor e pior, desde que conheceu Lucila. Se isso é bom ou ruim, só tempo dirá. E claro, eu não posso dar spoilers. Portanto, comprem e leiam. Eu garanto que vale o investimento.

Garanto, no entanto, que a leitura desse livro vale a pena demais, tanto que coloquei um “favorito” na nota, porque simplesmente amei o modo como a Martha desenvolveu a trama e as consequências da mesma, com direito a brechas berrantes vermelho sangue para uma continuação, que ainda, para minha absoluta infelicidade, não saiu. E por último: um dos melhores romances vampíricos da nossa literatura.

18 comentários:

  1. Olá Renata, tudo bem?
    Eu não conhecia o título e nem a autora, mas sua resenha, positiva, me deixou bem curiosa sobre a história e seus elementos. Pena sinopse e por seu questionamento no começo de seu texto, acredito que deve ser um enredo bem curioso. Adorei poder conferir seus comentários e o post está ótimo.
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Também não conhecia, nem o título e nem a editora. Mas confesso que não me senti nenhum pouco interessado em oxmecar a ler,não sei se você sabe, mas ando evitando livros com vampirosce cosias e tal,só por ter me decepcionado em em três livros assim. Achei a capa bem linda, e adorei ler suas opiniões, mas pulo a dica. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu não conhecia nada do livro, nem a autora, nem o enredo e nem a editora, então será uma grande novidade, em todas as frentes. A capa está bem original e chamativa. Confesso que fiquei na expectativa do spoiler que você não quis dar... rs
    Fiquei bem interessada e espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Eu adoro romances sobrenaturais, mas nunca tinha ouvido falar dessa autora ou de sua trilogia. Gostei muito do enredo proposto, especialmente porque você destacou várias vezes quão bem a autora desenvolveu a trama e as consequências das escolhas de Clara. Gostei disso! Vou anotar a dica.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me deixou bem intrigada sobre o livro, pois romances sobrenaturais tem uma vibe bem diversificada. A positividade me deixou com muita vontade de ler, obrigada pela resenha.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser demais! Eu certamente tentaria alertar a pessoa que estivesse sendo mirada. Achei a história bem original de tudo aquilo que envolve vampiros e até fiquei com vontade de ler, amei sua resenha!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gosto bastante de tramas que envolvam seres como vampiros. Fiquei bastante curiosa e não sei responder o que faria se visse alguém sendo o alvo de um vampiro.
    Achei bastante inusitada a premissa e fiquei bastante curiosa para conferir se realmente é um dos melhores romances vampíricos nacionais.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Renata,
    Achei a premissa desse livro bem interessante e fiquei intrigada com essa história, principalmente, porque você falou que, no final, a leitura reserva várias reflexões. Acho isso muito legal em livros.
    Outro ponto que me agradou foi a forma como você disse que o livro começa. Eu não sei o que faria se eu visse um vampiro olhando uma pessoa num shopping haha.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oie.
    Você provou seu ponto realmente poucos personagens conseguiriam impedir um vampiro de matar alguém se ele realmente quisesse.
    Então eu estou sofrendo ainda com um livro sobrenatural que li ainda estou de ressaca literária hoje mesmo tirei um da minha TBR pois não estava conseguindo nem começar.
    Adorei sua resenha, gostei da dica mais por enquanto vou pular.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Primeiramente queria dizer que essa capa me conquistou de cara! Simplesmente linda...
    Achei a premissa bem interessante também. Gostei de saber que a autora soube conduzir a história, e o fato dela saber trabalhar nas consequências de certos atos dos personagens me fez colocar nos desejados.
    Ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a capa linda e se não tivesse lido a resenha até diria que era releitura da Branca de Neve, por causa da maça haha kkkk adorei a sua resenha, o livro parece ser realmente bom, e tem um tempo que não leio livro de romance vampírico haha

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata, tudo bem?
    É a primeira vez que ouço falar da série e também da autora, e fiquei um pouco curiosa. Pelo o que você diz, parece ser uma obra cheia de reviravoltas e muito envolvente, e faz bastante tempo que não leio um romance sobrenatural. Gostei bastante da capa e espero que os próximos volumes sejam tão bons quanto essa obra.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. ooi, primeira visita aqui e já amo *-*
    Gostei muito do modo que voce descreve,eu não conhecia essa série bem a autora mas confesso que ele uma capa super "me leia" (haha)
    Vou colocar a indicação na minha lista, Beijos ♡

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Amo a maioria dos livros sobre vampiros e esse parece ser bem legal. A personagem parece ser meio louquinha é a história envolvente. A capa não gostei muito.
    Vou anotar a sua dica e ler o livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Ainda não conhecia esta trilogia, autora e editora!
    Gostei do fato de você ter descrito na sua resenha anterior (sim cliquei no link e dei uma conferida!) de que a autora escreve de forma tal que você se põe no lugar da personagem e isso é uma característica ótima de que a estória deste livro é muito bem narrada!
    Fiquei curiosa com o desenrolar desta situação do shopping, pois você sabiamente não deu spoilers!!!
    Valeu pela dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor.

    Eu não conhecia essa trilogia, mas gostei bastante da premissa da trama. Eu nunca li livros com vampiros e tal, mas tenho certeza que ia gostar desse. A temática parece ser bem diferente e bastante legal. Espero ler mais p frente e já anotei a dica. Fico feliz q vc tenha gostado do livro e espero gostar também. Amei sua resenha e suas considerações e isso me fez querer ler o livro. Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gente, vocês estão me deixando igual a Dona Redonda de Saramandaia: explodindo de tanta felicidade com tantos comentários superqueridos!
    Sério, seus lindos, lindas e lindes, vocês não tem noção da minha felicidade quando vejo um retorno tão bom às minhas resenhas, nas quais eu boto mais coração do que vocês imaginam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia essa trilogia ainda e para ser sincera chamou minha atenção de cara, achei o enredo bem contagiante e os personagens intrigantes, sou suspeita de falar pois adoro vampiros ahahah fiquei bem curiosa e com toda certeza darei uma chance aos livros logo que tiver uma oportunidade. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir