02 setembro 2016

[Resenha] O Amor nos Tempos de #Likes - Por Pam Gonçalves e/ou



Título: O Amor nos Tempos de #Likes
Autor (a): Pam Gonçalvez, Bel Rodrigues,
Pedro Pereira e Hugo Francioni
Páginas: 322
Editora: Galera Record
Skoob || Encontre

Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em O Amor nos tempos de #likes, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam Orgulho e Preconceito (Pam Gonçalves), Dom Casmurro (Bel Rodrigues) e Romeu e Julieta (Pedrugo).

O livro O Amor nos Tempos de #Likes  reúne contos inspirados nos romances clássicos da literatura com aspectos modernos, como o Youtube e a homossexualidade. O livro foi escrito por famosos Booktubers (youtubers que falam de livros). O conto da Pam é inspirado em Orgulho & Preconceito, o da Bel em Dom Casmurro e o da dupla Pedrugo em Romeu e Julieta.




Quando fiquei sabendo que a Pam lançaria um livro com outros Booktubers que admiro criei expectativas absurdas, até saber que era um livro de contos inspirados em clássicos, os quais o único que já tinha lido é Romeu & Julieta. Fiquei com receio de não conseguir aproveitar a leitura por esse detalhe. Mas quando tive a oportunidade, deixe-me envolver pelos contos e superaram minhas expectativas.

'' Os nossos retiros, com certeza, formaram a base da nossa amizade e nos renderam boas histórias para contar''

O primeiro conto é o da Pam, intitulado Próximo destino: Amor, onde somos apresentados a vida de Liz, uma youtuber famosa, que passa seus dias lidando com comentários ofensivos, fãs enlouquecidos e falsidade apenas por ser reconhecida. Ela esta a caminho do aeroporto e precisa gravar um projeto para o Dia dos Namorados, pois foi o pedido de uma empresa, a qual não pode falhar, o problema é que a personagem não se sente muito confortável e experiente com o assunto amor.

Também iremos conhecer William, que perdeu os pais e precisa cuidar de sua irmã, que esta internada. Ele se sente infeliz por não poder acompanhar a irmã nesse momento, pois está no aeroporto. Sua irmã lhe da uma missão: encontrar uma youtuber que esta no mesmo local que ele, que se chama Liz, no qual a garota é mega fã.

O aeroporto se fecha, para a segurança de todos, e William se mostra curioso e intrometido ao dizer a Liz, que esta sentada ao seu lado sendo que ele não sabe de quem se trata, que deve tratar melhor seus pais, assim os dois logos conversam e um sentimento cresce.

''Na verdade, parece que apenas as pessoas têm o direito de reclamar de quem eu sou, se escondendo por trás de um nome virtual qualquer''

Eu amei a escrita da Pam, suave e na medida certa, sabendo mostrar os sentimentos dos personagens de uma maneira fluída e envolvente. Confesso que fazia um tempo que não lia contos, então até me assustei quando percebi que havia terminado! Acho que devia ter um livro apenas com essa história, não chega a ser uma ponta solta ou algo negativo, mas uma característica dos contos: quando começa a ficar bom, simplesmente acabam e lhe deixam com saudades.

Gostei da Liz, a autora cumpriu o objetivo de mostrar a pressão por ser youtuber, tanto pessoas que acham que isso não é trabalho quanto fãs que precisam de atenção. Ela é uma pessoa bacana, mas que por dentro fica um turbilhão de emoções e não consegue se expressar, mesmo assim é uma boa menina. Mais um protagonista que cuida de um irmão ao perder os pais, William conseguiu mostrar a responsabilidade de cuidar de sua irmã e a percepção de que sempre precisa fazer mais.

''Nada está dando certo hoje. Jogo a cabeça no encosto do banco, derrotada. O que pode piorar?''

(Re)começos, da Bel Rodrigues foi o melhor conto do livro. Nos mostra Madu, uma garota de muitas tatuagens e personalidade forte. Esta passando por duas situações horríveis: fim de um relacionamento abusivo e de uma amizade que ela pensava que seria para sempre.

Agora esta prestes a embarcar para Búzios, como presente de aniversário dos pais caso tivesse um bom desempenho escolar. Ela acha que essa viagem sera a chance de ter contato com novos ares e se revitalizar, conhecer pessoas novas e esquecer os problemas que a cercam.

''Decidiu que era melhor deixar essas memórias guardadas no fundo da mente, pelo menos por enquanto''

Bel tem uma escrita cheia de atitude e sentimentos bem descritos, mas nada tão detalhado. Ela conseguiu criar uma personagem determinada e que sabe o que quer, mas que se importa com o próximo, mesmo que não seja reciproco.  Ela conseguiu mostrar a amizade falsa, e como ficamos impactados com seu término, além de um relacionamento obsessivo e seus maus frutos.

Esse conto apresenta um final bem surpreendente, não diria imprevisível, mas terminou passando uma boa sensação aos leitores, pela história que amor que foi lida, além de mostrar muitas referências e aspectos humanos, como o vicio e a vontade de largar o cigarro, mesmo que não seja aprofundado pelo fato de ser uma história curta. Além de ter algumas citações sobre Liz, a youtuber do conto da Pam.

''E essa é a minha certeza no momento: sou o único lado da história que tentou. E acredito que basta.''

Para fechar com chave de ouro, temos 337 km dos Booktubers Hugo Francioni e Pedro Pereira, que nos conduzira a um romance homossexual. Temos Júlio, que mora em uma região serrana do Sudeste e tem o sonho, não apoiado pelos pais, de ser escritor. Seus pais brigam muito, além de sempre viajarem e deixarem o filho ser criado pelos funcionários do hotel que mora. Cristina é sua amiga que por impulso pegou o celular de Júlio e aceitou a solicitação de amizade de um garoto chamado Ramon, que gostou de alguns textos do garoto que foram publicados em um grupo.

Ramon mora sozinho, faz faculdade, trabalha em uma livraria, e lida com uma chefe que não respeita seus funcionários. Logo de início percebemos que ele não gosta de expressar seus sentimentos, mas mesmo assim começa a conversa com Júlio em uma facilidade incrível, e logo se sentem próximos, ou nem tanto, já que moram longe um do outro.

''A ideia de passar a madrugada trancado com aquele tanto de livros não era tão aterrorizante, mas a fome e o cansaço estavam falando mais alto''

Gostei da escrita do conto. Vou começar falando da homossexualidade: ambos não queriam assumir que estão desesperados para tudo dar certo, e mostra que tem medo de parecerem ''invisíveis'', ao mostrarem seus sentimentos a outra pessoa.  Achei bacana a maneira como enfrentaram a barreira do relacionamento. E também como lidaram bem com a distância, mesmo com cuidado para não se envolverem e isso prejudicar a vida de ambos.

Também nos mostra o medo de publicar um livro e como os escritores precisam batalhar para serem publicados. Isso me fez querer valorizar cada vez mais os livros nacionais, por ficar imaginando o quanto trabalharam para conseguirem essa chance. A escrita mostra com maestria o sentimento de ambos os garotos, de maneira excelente.

''Foi quando teve sorte pela segunda vez no dia: Júlio estava on-line''

No geral os contos são excelentes e conseguem cumprir o objetivo. A diagramação esta bem feita e não encontrei erros de revisão. Os principais fatores que, na minha opinião, foram mostrados bem em ambos os contos são: o contato com a família, que foi reforçada ou pelo menos apresentada em cada conto e a nossa dependência da tecnologia, pensem bem: Liz é Youtuber, Madu esta a toda hora ouvindo músicas e trocando mensagens, Julio e Ramon precisam dos celulares para manterem o relacionamento a distância. Com citações modernas, O Amor nos Tempos de #Likes mostra a pressão ou o medo de se apaixonar que ultrapassa décadas mas continua, mesmo que hoje possamos contar com a tecnologia para nos ajudar.

16 comentários:

  1. Oi, Maria. Eu ouvi falar do livro mas nunca prestei atenção realmente para o que cada conto falaria, e fico muito satisfeita ao saber que ele aborda vários tipos de relacionamentos. Os tempos atuais estão deixando o romance acabar muito rápido e isso me deixa muito triste, então ler um livro que fala justamente sobre essas mudanças e a atualidade é muito legal.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também já li esse livro e gostei dos contos e seus desenvolvimentos, apesar de não ler muito do gênero. De qualquer maneira, achei legal o fato de abordar temáticas tão realistas. Enfim, sempre é importante falar sobre relacionamentos.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Já li algumas outras resenhas sobre esse livro, e assim como você, quando soube que Pam ia lançar um livro, fiquei com as expectativas lá no alto (a única booktuber que as vezes assisto). De qualquer maneira, ainda não li, mas pelas resenhas, incluindo a sua, percebo o quanto a escrita está boa e imagino que você não deve ter se decepcionado, certo? Aliás, já vi a diagramação do livro e está super fofa, eu amei.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii,
    Eu já tinha ouvido falar deste livro, não me interessei muito (mais pelo fato de não acompanhar nenhum dos booktubers), mas achei muito legal sua resenha e a maneira como nos instiga falando um pouquinho sobre cada conto sem falar de mais rs.
    Quem sabe mais pra frente eu dê uma chance à ele :D

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria Fernanda!
    Sou LOUCA pra ler esse livro, principalmente por causa da Pam, mais também por causa de Pedrugo. É legal como vemos características de cada um na história que todos escreveram. Adorei que na sua resenha você pontuou sobre cada conto, isso só me deu mais vontade ainda de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, tudo bem?
    Recebi esse livro recentemente da editora e confesso que mesmo gostando do canal da Pam, não tinha me interessado muito por ele, mas lendo sua resenha fiquei mais animada com a leitura.
    Espero que os contos funcionem comigo e que seja uma leitura interessante e agradável, assim como acredito que tenha sido pra você.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas também não parece ser muito o meu género e o tema também não me agradou muito...

    Mas ainda bem que gosatste! :) Eu também não sou muito de contos mas que bom que apreciaste a abordagem deste tema tao atual e (simultanemante, intemporal, como deste a entender).

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não costumo acompanhar Youtubers e, sinceramente, a obra em si não chama muito minha atenção. Também por se tratar de contos, que não tenho por hábito ler embora deveria rsrs
    Mas parece ser uma escrita envolvente e gostei de saber um pouco mais sobre cada conto escrito no livro. Talvez no futuro eu tente fazer a leitura. A capa é muito bonita e adoro azul!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria,
    Já ouvi falar desse livro, mas não tenho interesse na leitura. Não entendo esses livros que são lançados por youtubers que não eram escritores. Acho que temos muitos autores que são bons e não tem uma oportunidade dessa.
    Apesar disso, é inegável que os contos parecem ter sido bem construídos e são interessantes. Vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tudo me leva a crer que adorarei este livro: adoro o canal da Bel, sou mega fã dela!!! Amo contos!!! E ainda que eu não curta releitura, quer ver como ficaram histórias contemporâneas com características de histórias clássicas. Sua resenha triplicou minha curiosidade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maria

    Eu ganhei esse livro no Mochilão da Record. Antigamente acompanhava a Pam, hoje em dia quase não vejo mais videos dela. Eu comecei a ler o conto dela, mas não curti muito. Achei bobinho,sabe? Aí parei de ler. Mas vou continuar cedo ou tarde. Vamos ver se vou gostar...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha está espetacular, confesso que foi a melhor e mais detalhada que eu já li desse livro, e me fez ter uma boa noção do que esperar da leitura. Eu adoro contos, e o tema desse livro é bem interessante, afinal, hoje tudo gira em torno da tecnologia mesmo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Que bacana ver que você gostou da leitura, porque eu não fui muito conquistada e acho interessante ver essas diferentes reações e opiniões que um livro causa. Para mim o conto da Bel foi o mais fraco, não consegui ser agradada por praticamente nada, mas é um livro bacana.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá, flor... bem, preciso te dizer que não costumo acompanhar o trabalho de pam Gonçalves nem dos demais autores do livro... gosto de contos mas não me empolguei pra ler a obra... ah, e só uma dica: homossexualismo e um termo que denota doença. O termo correto é homossexualidade... ^^ apenas esse ultimo conto me despertou interesse mas não ao ponto de comprar o livro...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  15. Bem interessante um livro escrito or booktubers, mas não saber que são releituras de contos antigos de uma forma moderna, me fez descrer do livro, já vi muitos parecidos. Mas enfim, lendo sua resenha o terceiro Conti me encantou por sua simplicidade para tratar de um assunto cotidiano.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor! Tenho vontade de ler esse livro sim, mas confesso que tinha dado uma desanimada depois de ler algumas resenhas negativas. Mas ver a sua foi muito bom, pois você mostrou bastante detalhes dos contos. Sou curiosa para conhecer a escrita da Pam.
    Quero sim ler e espero que em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir