30 outubro 2016

[Resenha] Horror a Vapor - Antologia



Título: Horror a Vapor
Autor (a): Vários
Páginas: 178 páginas
Editora: Young
[ E-book cedido pela editora ]

Sinopse: Toda noite de Halloween, em dado momento, em algum lugar na Terra, pode-se ouvir o soar agudo de uma buzina cortando o ar acompanhado do som cortante de metal contra o metal dos trilhos e um trem rangendo sobre ele, parando em uma estação que em qualquer outra data seria inexistente. O Cattacumbs se prepara para zarpar, a próxima estação pode nos levar a qualquer lugar. A sua tripulação, repleta de caminhantes não tão vivos assim, tem o prazer de celebrar o Halloween com ilustres convidados, promovendo festejos macabros e espetáculos delirantes na única noite em que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos torna-se mais frágil e transparente. Uma antologia de Halloween como nenhuma outra, cheia de suspense, horror e humor negro. Histórias horripilantes e misteriosas sobre criaturas macabras e artísticas, prontas para perturbar os seus sonhos e mudar a sua visão sobre a noite de Halloween.

Em qualquer cidade de alguma parte do mundo, sempre à meia noite de 31 de outubro, um apito alto e vaporado ecoa até Deus sabe quando e porque. Esse som indica que um trem acabou de chegar.
Mas... não é qualquer trem. É o Cattacumbs, e, é melhor qualquer um que preze a integridade física e mental ficar bem longe. E que Ele proteja quem lá se aventurar.
Por que? Melhor não saber. A não ser que você deseje um tíquete para embarcar. Um aviso, porém: você pode nunca mais conseguir desembarcar.




Olha a Lady Trotsky aqui outra vez trazendo outra antologia de contos! E todos eles relacionados ao Halloween e escritos com um capricho digno dos deuses. Além de estarem profundamente relacionados uns aos outros através de um infinito trem a vapor chamado Cattacumbs, tanto que fica até difícil falar de cada conto por si mesmo porque um personagem de um pode aparecer em outro e qualquer coisa que eu escreva aqui sem o devido cuidado pode seriamente estragar a experiência de ler esse excelente livro de 178 páginas chamado Horror a Vapor, cuja edição é caprichadíssima com sua fonte boa de ler apesar das páginas brancas, sua capa remetendo ao clima do livro e excelentes ilustrações.

"- Venha comigo que lhe mostrarei, ou fique e descubra sozinha. Escolha seu caminho, mas cuidado que ele pode não ter volta..."

Posso adiantar, porém, que cada autor caprichou plenamente no conto que escreveu. Não sei se foi coincidência, mas acho que todos assistiram uma infinita gama de filmes de terror dos anos oitenta, pois cada conto, ao seu modo e cada qual com suas particularidades, nos faz adentrar na atmosfera dessas produções que tanto cativam espectadores ainda hoje. A despeito de suas limitações técnicas e muitas vezes de roteiro. Alguns deles, em razão de todos referenciarem o mesmo lugar amaldiçoado, me fizeram lembrar fortemente da franquia Phantasm, que tem uma temática muito semelhante a que aparece em vários embora as abordagens sejam distintas. Claro que não vou dizer de que modo porque senão vou dar aquela chuva de spoiler e eu quero que todo mundo compre o livro quando sair em pré-venda, que aliás, começa hoje dia 31/10. E o leia, claro.


"Uma força sugou seu corpo como se fosse um ímã e ele não pôde mais conter o grito preso na garganta."

Outras das histórias do livro me fizeram igualmente lembrar da série Pânico, do Wes Craven, que foi o primeiro filme de terror que vi, com meus então doze anos. Embora hoje eu não o classifique como um dos melhores, já que o diretor em questão, falecido em 2015, teve títulos bem melhores, inclusive virando clássicos. Saindo do vinho de volta para o sangue, esses contos aos quais me refiro tem um gore bem destacado, em cuja exuberância os autores não fizeram feio, já que a antologia exigia mesmo um horror daqueles. Que devo dizer, foi muito fartamente distribuído. E ficou com um acabamento digno dos filmes gore oitentistas. E alguns noventistas.

"O Cattacumbs esmagou os ossos de Hayden, transformando seus ossos em boracha com um som oco e nojento. O seu pedido havia sido atendido.
Cuidado com o que deseja."

Porque definitivamente quando se passa de um conto para um outro, você não tem a mínima ideia do que vem e é justamente isso que torna esse livro tão único. Inclusive, se pudéssemos ordenar os contos de maneira antológica, seria possível, mas não quer dizer que vá ocorrer, transformá-lo em um romance, já que todos eles são interligados pelo Cattacumbs e seus membros, que devo dizer, não deixam nada a desejar contra qualquer vilão de filmes de horror considerado clássico. Temos de tudo e mais um pouco em matéria de seres sobrenaturais, mas disso não vamos falar porque considero spoiler. E eu quero todo mundo que veio ler esta resenha fazendo cair o site da Young de tanto acesso por causa da pré-venda.

No fim das contas, leituras e sentimentos, Horror a Vapor está na minha lista de livros favoritos de todos os tempos e com certeza merece um lugar entre as melhores antologias de horror já feitas.

20 comentários:

  1. Olá
    Essa capa está maravilhosa, e confesso que compraria só por isso. Não conhecia o título, mas adorei a proposta, apesar de não ler muito do gênero. Gostei mais pelo fato de serem contos alusivos ao Halloween, é uma temática que realmente chama a minha atenção e com certeza gostaria de poder conferir também. Adorei ler suas impressões a respeito, o que me deixou ainda mais motivada!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, de todas as suas considerações, a que você se referiu sobre os contos serem organizados de forma a montar um romance, foi o que mais me deixou curiosa. Fiquei imaginando como seria a leitura nesta ordem. Quero ler!!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Sou fã de terror e contos.
    Não conhecia a editora, mas pela bela capa e sua resenha dá para ver que são atentos a qualidade.
    A sinopse me chamou bastante a atenção e o fato dos contos serem relacionados.
    Sua resenha está bem empolgada e deixou com vontade de ler o livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá. Não sou muito fan de antologias, já li alguns apanhados de contos escritos por vários autores espetaculares, mas não faz parte da minha rotina literária buscar livros do gênero.
    No entanto eu amo terror/suspense e adorei sua resenha. Fiquei muito curiosa sobre os contos e o desfecho dos mesmos. Fiquei curiosa sobre a escrita de cada autor, senti que vou me divertir lendo. Assim que possível darei uma chance a esse livro. Obrigada pela dica!
    Beijos!
    Viviane

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata.
    Fã dos clássicos do terror como sou, não poderia deixar de ficar curiosa com esta obra ao vê-la ser comparada com algo que eu amo.
    Confesso que não sou muito de ler contos, mas o enredo desse parece bem interessante e saber que não são apenas aleatórios a fim de montar uma antologia de terror e que há uma ligação entre cada conto me deixou ainda mais curiosa.
    Vou procurar o livro no site da editora e ver como estão minhas futuras dívidas, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa capa! Não costumo ler antologias com frequência, mas essa chamou bastante minha atenção por todo o mistério colocado durante a resenha. O fato de serem tão ligados faz com que a leitura seja de observação contínua para saber quem poderá aparecer mais a frente, o que eu adoro. Adorei a resenha e a maneira que expôs a obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Achei a capa bastante bonita e adorei a premissa. Me interessou bastante saber que outras história que o livro traz te lembrou um filme do Wes. Espero poder ler em breve a obra!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras para dizer o quanto o mês de outubro me encanta... só post bom, só resenhas de livros maravilhosos.
    Esse mês aumentei minha lista de futuras leituras e Horror A Vapor é o mais novo integrante.
    Pela sua resenha o livro traz a atmosfera dos filmes de terror dos anos oitenta, que eu amo. Como não amar aqueles filme?
    O fato de ser um livro de contos só aumentou meu interesse. Apesar de nunca ter lido um livro com vários autores, acho que esse é um bom livro para começar. Tenho um outro na lista do mesmo estilo, portanto esse fato irá mudar :)

    Abs, parabéns pela resenha e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  9. Como eu não conhecia esse livro? Adoro livros de contos e quando o tema é terror é melhor ainda! Eu amei sua resenha me deixou muito empolgada para conferir a obra. E que capa linda é essa? Com certeza vou dar um jeito de comprar esse livro, parece uma leitura muito boa, ainda mais com essa vibe de filmes de terror antigos.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Quando você fala que essa está entre suas melhores leituras, acredito que eu deva dar uma chance as antologias, sempre tive um certo receio, mas a cada dia que passa esse tipo de livro vem se intensificando e o melhor de tudo ficando cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata, não conhecia esse livro, mas tenho que dizer que a capa é realmente fantástica, hein?
    Mas vou te falar a verdade, não gosto de livros de contos do mesmo modo que terror não é o meu gênero preferido, então dessa vez vou passsar a sua dica.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. oi, flor... apesar de conhecer a editora, não tinha visto esse lançamento deles... o catálogo não me agrada mas por ser uma antologia de contos de terror até que minha curiosidade foi despertada...
    ah, você falou em Wes Craven, deu saudade de ver alguns de seus filmes hehehe *-*

    vou dar um jeito de comprar esse título... bjs ^^

    ResponderExcluir
  13. Ola!! :)

    Eu não fazia ideia da existência deste livro!! :) Mas adorei saber, ainda que não seja grande fa de antologias ou do género! :)

    Mas ainda bem que gostaste assim tanto de fazer a leitura! E que e tao imprevisível!! :) Gosto disso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Fico feliz que tenha gostado da leitura e a favoritado, é sempre tãaaaao bom quanto isso acontece!
    Gosto muito de contos, mas, não fiquei com vontade de ler, pois, não curto leituras sobrenaturais e de terror.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Renata

    Não conhecia essa antologia. Não curti muito a capa não, mas isso é um mero detalhe.
    Eu gosto muito do gênero e acho que seria uma leitura bem válida.
    Sobre o terror dos anos 80: <3 Melhor época do terror, apesar dos efeitos especiais ruins! hahahah
    E se os textos tem uma atmosfera parecida já ganham pontos comigo.
    Gostei da dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Renata,
    Livros de contos são incríveis, justamente por essa questão de terminarmos um conto e não sabermos o que vem a seguir. Adorei a premissa desse livro e fiquei bem curiosa por você ter dito que, aparentemente, todos os autores assistiram muitos filmes dos anos 80, quero saber como isso foi trabalhado.
    A obra te agradou muito e isso foi um ponto bem positivo para mim, dica anotadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia a antologia e apesar de não curti o tema fiquei muito empolgada para conhecer as histórias. Gostei de saber que um personagem pode aparecer na história do outro, isso deixa o leitor mais intimo. Amei a capa.
    Vou anotar a sua dica e ler assim que puder.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Amo livros de contos, sempre me dão vontade de viajar porque eu amo levá-los em viagens. Fiquei muito interessada, principalmente pelas histórias serem interligadas e ao mesmo tempo imprevisíveis. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Esse livro já me ganhou só pelo fato de se tratar de contos, amo ler histórias contadas assim. Achei a trama que ronda o livro em si bem original, como por exemplo: o fato de os personagens dos contos estarem interligados através do trem. Talvez o único fato que me faria desistir da leitura é o fato dele ser de terror, abomino esse gênero. Mas confesso que suas considerações me deixaram bem curiosa para conferir mais de perto esses contos. Bem, obrigada pela dica!

    Até!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler muitos livros de contos e que não conhecia essa antologia, mas lendo sua resenha fiquei curiosa. Parece ser um livro cheio de contos bem construídos e cativantes, é muito bacana saber que o leitor não tem a mínima ideia do que vai vir. Enfim, gostei bastante da dica e vou tentar ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir