13 março 2017

[Resenha] Eu estou pensando em acabar com tudo - Por Iain Reid



Título: Eu estou pensando em acabar com tudo
Autor (a): Iain Reid
Páginas: 224
Editora: Rocco
Selo: Fábrica 231
Skoob || Encontre

Sinopse: No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.


Não sabemos o nome dela
Mas sabemos que ela quer acabar com tudo
O que seria ''Tudo'' ?
Atormentada pela vida,
recebe sempre as mesmas mensagens de um desconhecido
Informações sem nexo, sem sentido
O mais estranho: As mensagens são enviadas de seu próprio número

Ela já viu uma sombra na janela,
recebe ligações a todo tempo,
de alguém que não consegue reconhecer.
Um relacionamento raso,
ela quer acabar com tudo.

Não digo a ele que estou tentando não pensar no chamado. Não quero pensar no Chamado nem na mensagem. Não esta noite. Também não quero contar a Jake que estou evitando meu reflexo na janela.

Uma viagem de carro, para conhecer os pais do namorado,
estrada escura e conversas sem graça.
Tantas semelhanças não são apenas meras coincidências.
Quem estaria a atormentando?
Quem estaria com ela quando ela sente que não esta sozinha?
Quem estaria ligando para ela?

Uma investigação acontecendo.
Você pensa que sabe de tudo,
mas as aparências enganam.
Quem morreu? O que aconteceu? Qual a relação com esta mulher?
Qual o nome dela?
Com o tempo tudo piora,
o quão terrível é o que esta acontecendo?





Quando tive a oportunidade de solicitar algum lançamento da editora Rocco, estava em dúvida quanto a dois livros. Eu estou pensando em acabar com tudo me chamou a atenção pela capa, título e sinopse, tudo muito misterioso. Optei por esta leitura, já que era do selo Fabrica 231, o mesmo que publicou Boo, uma das melhores leituras do ano passado. Julguei sim pela editora e pela identidade visual, e sem nenhuma expectativa, fiz uma das melhores leituras desse ano. O resumo do livro ficou meio diferente, mas eu achei melhor contar a estória desse jeito, deixando o mistério no ar.

''Como sabemos quando algo é ameaçador? O que nos da a dica de que algo não é inocente? O instinto sempre vence a razão. De noite, quando acordo sozinha, a lembrança ainda me aterroriza. Quanto mais velha eu fico, mais isso me assusta. Cada vez que me lembro, parece pior, mais sinistro. Talvez cada vez que eu me lembre disso, eu faça ser pior do que era. Não sei''

Terminei esse livro consideravelmente rápido. Comecei a ler, e quando vi já estava na página 40. É um livro que, mesmo que você ache que já sabe de tudo, sempre tem uma informação a mais, uma memória, descoberta, ou qualquer conversa alheia na qual o leitor tenta fisgar algo, quando você menos esperar, já estará imerso e com medo, prestando atenção em cada detalhe, mesmo não sabendo o que de fato está errado, além da personagem estar querendo acabar com ''tudo''. Cada vez o suspense piora, te adiciona algo, e você sente que está a um passo mais distante de descobrir o que aconteceu.


Sabe quando o livro é muito complexo, e uma coisa não encaixa com a outra? Teria uma explicação óbvia para ela querer terminar o namoro, então não achem que o livro ira girar em torno disso. Ela é atormentada, já viu uma sombra que até hoje a confunde, e ainda tem o Chamado e as mensagens misteriosas, deixadas supostamente pelo seu próprio número, sempre com o mesmo texto escrito e a mesma voz, que é desconhecida e falando coisas aleatórias. Coisas estranhas acontecendo, que juntas formam esse cenário medonho. A cada página você cria suposições sobre o final, mas acredite: você nunca ira conseguir sacar o que realmente está acontecendo, é algo que foge dos clichês que estamos acostumados.

''- Ás vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento''

Os personagens não são totalmente desenvolvidos, mas é isso que forma o suspense : o fato de não sabermos tanto e querermos saber mais. A narradora é super indecisa, o que chegou a irritar as vezes, ela iludia Jake, como se aquele namoro fosse ser duradouro, como se ela não quisesse acabar com tudo. Mesmo assim, aceita ir na casa dos ''sogros'', para conhecer a família dele. É no caminho para o sitio que as conversas vão acontecendo e as memórias vão sendo repassadas ao leitor.


Jake é inteligente, explica muitas coisas no livro, mas não de maneira cansativa. A leitura foi bem dinâmica, quando você pensa que vai começar a ser arrastada, algo acontece, e o pavor volta com tudo. Eu não me dou bem com cenas de terror, tanto em livros quanto em filmes, e nesse aspecto me surpreendi muito. Não vou dizer ''leia sem medo'' porque senti alguns arrepios durante a leitura, e preferi não ler quando estava sozinha, mas sabe quando é bom sentir medo? Eu estava com medo do que estava por vir, pelo tanto que estava envolvida na trama, então é um ponto positivo.


O autor soube mostrar as memórias sem precisar de muito esforço, sempre mantendo o mesmo clima de suspense. O final é frenético, revelador, chocante. Terminei o livro ontem a noite, e hoje acordei relendo as partes importantes. Não é um final muito certo, ele nos mostra o que é e tudo faz sentido, mas o resto, a imaginação, fica para o leitor. Acho melhor assim, não chega a ser um final aberto ou sem contexto, mas que deixa o leitor intrigado, vou dizer o porque: esse livro é feito para ser relido. Depois do último ponto final você ira retomar a leitura, e só assim saberá de tudo, quando souber a verdade por trás da narradora.

''Isso me preocupa. Realmente me preocupa. Talvez eu devesse saber como terminaria para nós. Talvez o fim estivesse escrito desde o início.''

Iain Reid deve ter lido muitos livros e assistido muitas séries antes de escrever Eu estou pensando em acabar com tudo. Isso porque é impossível imaginar que ele conseguiu criar algo tão bem construído sem nenhuma inspiração ou  trajetória pelo gênero. As partes investigativas se encaixam perfeitamente quando vamos reler, tanto que eu parei e pensei ''como não pensei nisso antes....'' e a resposta é: O livro é original, diferente, sem medo de arrepiar os leitores com algo fora do normal. O autor narra bem ambientado, mantendo o ritmo, as páginas passam voando, só não terminei no próprio dia em que comecei a leitura por vontade de ter mais um pouco daquela estória no próximo dia.


Muitas reflexões, sobre a vida e sobre como alguns relacionamentos não possuem visualmente nada de errado. Mas não transbordam de amor, não possuem vontade de continuar juntos, mas também existia o medo de ficar sozinha, ou magoar o outro. O romance não sera o foco, pelo menos não depois de você saber mais profundamente toda a trama. Não são detalhes de mais, nem de menos, é tudo na perfeita harmonia. Não pensem que sera uma estória de fantasmas, vai muito além disso. A frase de divulgação do livro é ''Você sentirá medo. Mas não saberá dizer por quê..'' e eles foram bem fieis em todo o marketing.


A edição está linda. A capa ajuda a manter esse clima de suspense. Antes de cada capítulo temos a primeira frase repetida e rabiscada, mas é necessário lê-la duas vezes, aumenta o drama. A diagramação está linda, e se teve algum erro ortográfico eu nem percebi. A capa é dura, fica linda na estante, e na contra capa temos uma imagem que nos deixa ainda mais intrigados. É o segundo livro que leio desse selo da Rocco, e ambos foram 5 estrelas, então acho que irei começar a prestar mais atenção em seus futuros lançamentos, me parece que eles sempre publicam obras originais e com finais surpreendentes.


Estou pensando em acabar com tudo me tirou de vez da ressaca literária, por ser tão bom e por ficar na nossa memória. Enquanto estava lendo eu não parava de pensar nele, nas reviravoltas e em como tudo poderia se resolver. O final foi bem pensado, bem executado. Um belo Thriller, uma viagem que deveria ser apenas o ponto chave para o término de um relacionamento, mas que teve muito mais, segredos serão revelados, mistérios desvendados e casos antigos voltarão a tona. O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO?





21 comentários:

  1. Ola
    Eu estou finalizando essa leitura e estou amando o desenvolvimento, na verdade é uma trama que nos deixa com certos receios sobre como será o desfecho e estou ansiosa. A frase de divulgação faz mesmo por merecer.. Essa edição com capa dura, e os outros elementos inseridos nas páginas, está maravilhosa!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que edição mais linda! E com uma história bem intrigante... já entrou pra wishlist. Parabéns pela resenha, excelente!
    Bjsss
    Luana
    www.umasegundaopiniao.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que intenso!! Parece ser aterrorizante mas ao mesmo tempo le instiga a querer saber mais e mais, não conhecia o Livro e confesso estar impressionada pelas suas impressões. Realmente parece um livro fantástico!!

    ResponderExcluir
  4. Oi. Fiquei com medo só de ler a resenha kkkk
    Quero ler *-*
    Só o final incerto que nesse caso não sei se iria gostar, mas a originalidade, criatividade, suspense e terror me deixaram curiosa. A capa está divina. Deve ficar linda na estante mesmo.
    Beijo. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a arte gráfica do livro muito bonita e claro, o título é realmente curioso. Faz um tempo que não leio um bom suspense, e acho que esta indicação se encaixaria bem no meu momento de leitura. Fiquei bem curiosa e empolgada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Fiquei encantada com a capa e assim como você (um dos fatores né ?!) só por ela já leria, achei a proposta bem interessante e diferente de tudo. A sua resenha me deixou bem curiosa, mesmo não sendo o meu tipo de leitura favorito. Mesmo assim, vou arriscar, dica anotada.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu adorei a sua resenha, eu estou querendo ler esse livro desde que vi o título pela primeira vez, mas não sabia muito do que se tratava, porém, com sua resenha eu finalmente entendi o contexto do livro. Fiquei mais animada ainda pra ler. A capa é um arraso! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oie amore,
    Olha quando dei de cara com esse livro, a capa o título meio que me colocaram a pensar em várias coisas... afinal, quantos de nós já não tivemos vontade de acabar com tudo... ao dar continuidade na leitura de sua resenha confesso que fiquei mega curiosa pela leitura.
    Sua perspectiva pelo livro instigou ainda mais a leitura. Dica anotada!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  9. Oiee tudo bem?

    Inicialmente o livro não me chamou a atenção, mas então tenho ouvido alguns elogios a escrita e fiquei realmente curiosa para saber o que tem dado tanto a falar no meio literário.

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. O título desse livro é muito forte. Que bom ele te tirou da ressaca literária, sobre o resumo, prefiro o jeito tradicional, então, me dediquei as suas impressões pessoais e gostei de saber que o romance não é o foco. A diagramação está linda mesmo, ganhei o kit da editora.

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa resenha! Esse livro me chamou muito a atenção porque eu adoro o gênero, e saber que ele possui o que eu mais curto em livros do gênero, que é a originalidade, já me deixa muito animada. Espero poder comprar em breve pois estou muito animada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Meu deus, é capa dura, quero, quero, quero, quero, quero. Pirei muito aqui!
    Adoro suspense, esse está na minha lista de querer ler logo, e a questão de apontar a falha de não falar muito dos personagens, mas acreditar que é intencional, e encontrar pontos positivos, pros pontos negativos, é muito legal.
    Adorei a Resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Estou mega arrependida de não ter solicitado esse livro depois da sua resenha!
    Adorei o jeito que você explicou no início, bem diferente.
    Ultimamente tô querendo ler mais thrillers, então essa teria sido uma boa pedida, mas vou deixar pra comprar assim que puder, porque adorei a premissa e essa capa!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bem? Eu já tinha curiosidade com esse livro antes e foi com sua resenha que fiquei doida para ler! Vou ver se compro ele, amei mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas fiquei bem curiosa em relação a leitura! Primeiro, por essa edição linda, segundo pelas cinco estrelas dadas após a leitura e por último mas não menos importante, por você ter dito que é um livro que vai gerar uma compreensão maior se você reler após ter lido (é isso mesmo né?). Curti também saber sobre essas reflexões sobre a vida e sobre relacionamentos que visivelmente não tem nada errado. Enfim! Espero poder ler em breve! Amei sua resenha! ♥

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Oi Maria, estou realmente bem chocada com a sua resenha... que livro interessante, intenso...
    A capa do livro me chamou a sua atenção e a sua resenha idem. Assim como você não gosto de livros, filmes ou nada de terror, mas diferente de você, acredito que não sou forte o suficiente para a leitura desse livro apesar da curiosidade que eu estou agora.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria Fernanda!
    Eu acho a frase ''Você sentirá medo. Mas não saberá dizer por quê..'' perfeita. Inclusive falei na minha resenha que essa a única coisa que a pessoa precisa saber antes de fazer essa leitura.
    Eu não fiquei chocada como você porque "peguei" o que estava acontecendo ainda na metade, mas para mim foi metade da graça da leitura: descobrir se a minha teoria estava certa hehe
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Não sei se leria o livro pela capa... A sinopse também não me diz muito da história, então eu sei que já não levaria para minha casa esse livro...

    E curiosamente, a capa não significa nada diante da surpresa que tive ao ler sua resenha. Realmente não dava nada pelo livro e me surpreendi em saber que já é uma das suas melhores leituras do ano! Gosto de mistério e terror, então com certeza esse seria um livro que eu leria com prazer. Parece realmente interessante e fiquei bastante curiosa só com a sua resenha, imagina se começar a ler o livro?

    Já quero!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    A capa desse livro é muito bem elaborada. Eu vi uma resenha negativo sobre o livro e agora tem a sua resenha que foi bem positiva e me deixou intrigada para saber se vou gostar ou não do livro.
    Vou anotar a sua dica e tirar as minhas próprias conclusões.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oiee Maria ^^
    Acho que eu ficaria um pouco perdida com a complexidade do livro...haha' mas estou curiosa para lê-lo. Vi uma blogueira que abandonou a leitura uma vez, mas aí ela acabou encontrando algum spoiler do final (acho que foi do final) e se arrependeu de ter deixado o livro de lado. Mas o spoiler acabou com a graça dela, então nem o leu novamente. E para ser um livro que tira a gente de ressaca...olha, tem que ser bom mesmo.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  21. Que legal! O título já despertou meu interesse, e a capa mais ainda por ser bem parecida (em questão de cores) com a do meu livro preferido (Quem é você, Alasca?). Já quero ler e vou deixa-lo na minha lista esperando por uma oportunidade. Beijos.

    ResponderExcluir